Desde que os primeiros videogames domésticos chegaram ao mercado, no início da década de 1970, a brincadeira virou sinônimo imediato de sedentarismo. Mas a época em que crianças ficavam horas sentadas na poltrona vidradas na televisão – muitas vezes com várias guloseimas a tiracolo – ficou para trás. Hoje, os jogos eletrônicos se tornaram opções eficientes para adultos que buscam queimar algumas calorias “reais”, mas sem perder um pingo de diversão virtual. Só suor.
A revolução “física” dos games começou no fim de 2006, com o lançamento do Nintendo Wii, o primeiro console a utilizar uma tecnologia de captura de movimentos do jogador. Com um controle sem fio, é possível simular as ações de um tenista, jogador de futebol ou, por exemplo, repetir exercícios ensinados por um personal trainer, bem no meio da sala de estar.
Em 2010, a Microsoft lançou o sensor Kinect para o Xbox 360 e causou nova reviravolta: o acessório aboliu o uso do joystick, o tradicional controle associado à inércia. A partir de então, todas as ações do jogador passaram a ser captadas por duas câmeras e um microfone, e reproduzidas no jogo. Assim, para quem quiser, o videogame também pode virar uma forma de melhorar a qualidade de vida.
“Para sair do sedentarismo é ótimo”, garante o fisioterapeuta Denis Graciotto, responsável pelo curso de extensão de gameterapia na Faculdade Inspirar. “A perda de peso vai depender da alimentação, mas com certeza esse tipo de videogame provoca uma grande queima de calorias e contribui no condicionamento cardiorrespiratório e alongamento, benefícios de uma atividade física comum”, adiciona Graciotto, adepto da ferramenta há três anos.
Apesar de não substituir as atividades físicas clássicas, como academia, corrida e natação, o exercício virtual tem seu valor. Em média, uma hora de suor em frente à tevê queima entre 150 e 200 calorias – equivalente a uma caminhada de 40 minutos. Tudo isso, em muitos jogos, com monitoramento da frequência cardíaca e atualização em tempo real das calorias perdidas. “Não recomendo fazer só isso, mas é um pontapé inicial. Quem não tem tempo para ir à academia ou mora em apartamento, por exemplo, ganha uma opção interessante”, argumenta.
É o caso da enfermeira Rachel Bitterman Pliacekos, de 26 anos. Sem empolgação para frequentar uma academia, ela optou pelo Kinect para se manter ativa e lutar contra a balança. Em um mês, com a combinação de uma dieta, já são 3 quilos a menos. “Dá certo, principalmente nos jogos de dança, que mexem o corpo inteiro e suam bastante”, explica. “Até tinha começado a caminhar, mas com esse calor não tenho paciência. Prefiro me divertir e fazer exercício ao mesmo tempo”, emenda a enfermeira, que comprou o videogame especificamente para perder calorias.
A psicóloga Clarissa Ribeiro, 29, por outro lado, usa o game como complemento à malhação. Quando não consegue ir à academia, recorre ao Playstation 3 equipado com o acessório Move, que utiliza o mesmo princípio do Wii, no qual o jogador manipula um controle sem fio para se movimentar de acordo com a necessidade do jogo.
“Tenho perdido peso devagarinho, mas sinto muita diferença no condicionamento. Agora, subo escadas de forma bem mais tranquila”, conta ela, que nunca foi fã de videogames e agora disputa com o marido o uso do aparelho.
Perigo
Riscos de lesão são os mesmos
A atividade feita com os videogames tem o mesmo risco de lesão que uma atividade física comum. O uso excessivo deles pode causar inflamações nos tendões, além de dores nas costas e nas pernas, alerta o fisioterapeuta Denis Graciotto. “A sobrecarga de exercício pode causar tendinites de cotovelo, ombro e joelho, assim como dores lombares. Um cardiopata que não sabe que tem problemas de coração também pode aumentar o risco de um infarto”, aponta Graciotto.
Segundo o fisioterapeuta, é importante fazer avaliação médica antes de começar a jogar e respeitar o limite diário de duas horas, com intervalos para alongamentos e hidratação a cada meia hora de atividade. “Artigos mostram que a prática prolongada, com movimentos repetitivos, pode causar lesões”, explica o fisioterapeuta.
Tecnologia
Jogar videogame sem o uso de controles é privilégio de três consoles de última geração. Veja quais são eles:
• Xbox 360
Console de última geração da Microsoft. O preço varia entre R$ 750 e R$ 1.500.
Kinect
Sensor que capta os movimentos do corpo, abolindo o joystick e o sedentarismo do videogame. O preço médio é de R$ 499.
• Nintendo Wii
Primeiro console a explorar os movimentos do jogador. O valor fica entre R$ 665 e R$ 899.
Wii Fit Plus
É uma balança usada para os exercícios do game. Ela é responsável por captar peso e postura do jogador. A partir de R$ 499.
• Playstation 3
Console de alta definição da Sony. Custa entre R$ 750 e R$ 2.500.
Move + Playstation Eye
Controle e câmera que fazem a captura de movimentos com precisão. O kit, que vem um jogo, custa em média R$ 650.
Jogos
Confira os principais títulos de games voltados para os exercícios físicos e que estão disponíveis para os três consoles:
• Active 2
Jogo que estimula a atividade física e é uma espécie de personal trainer. Vem com medidor de frequência cardíaca. A partir de R$ 129.
• UFC Trainer
Game que ajuda a gastar calorias com exercícios feitos por atletas de MMA. A partir de R$ 129.
• Your Shape Fitness Evolved 2012
Apresenta várias atividades para a perda de peso, incluindo aulas zen e de dança. A partir de R$ 140.
• Zumba Fitness
Game para perder calorias com a dança de ritmos latinos, como salsa e mambo. A partir de R$ 145.
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Entre Parques
Revezamento abre amanhã calendário com recorde de inscritos
Uma jornada pelos parques de Curitiba abre oficialmente amanhã o calendário das corridas de rua da cidade. Às 7h30 será dada a largada à Corrida de Revezamento entre Parques. A sexta edição do evento teve recordes de inscritos e contará com 611 equipes participantes – 211 a mais do que em 2011. Ao todo serão 2 mil participantes, sendo 1.315 homens e 685 mulheres. As equipes podem ser de duas ou quatro pessoas.
A largada será no Bosque do Papa e os competidores farão o circuito entre os parques que são, na maioria das vezes, os locais mais utilizados pelos corredores para a prática e treino de corrida. Eles seguirão para o Parque São Lourenço (com uma volta na pista de atletismo), Tanguá (volta no parque), Tingui (volta no parque) e chegada será no Barigui, em um percurso total 23.414 metros.
Atualmente, o recorde masculino da prova, organizada pela secretaria municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) pertence à equipe São José Del Rey, que finalizou o percurso em 1h16min09s em 2008. No feminino, o recorde pertence à equipe Equipiazza Mulheres/GB Run, que em 2011 realizou o tempo de 1h34min49s.
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