• Carregando...
Atenção, descansar!
| Foto:

A menos de 24 horas do início da 1ª Meia-Maratona de Curitiba, a ordem é deixar a corrida em segundo plano e escolher atividades que relaxem e diminuam a ansiedade

Divulgação
Grupo faz ioga no Parque Barigui

A regra é simples: mesmo para os atletas mais treinados, em véspera de meia-maratona é proibido correr. A recomendação de técnicos e treinadores é destinar o dia que antecede a largada ao ócio. E é o que os 3,5 mil atletas que disputam a 1.ª Meia-Ma­­ratona de Curitiba, amanhã, a partir das 7 horas, com largada em frente do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Mas depois de investir semanas de preparo há quem ainda hesite em desacelerar e desligar a cabeça da prova. Tem também quem tenha a ansiedade aumentada pela proximidade do início da prova. “Um pouco de nervosismo é normal”, diz o professor de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sérgio Gregório – “e até necessário”, avisa.

“Tem aquele friozinho na barriga antes de correr que é bom, que mostra que ainda há porque competir. Mas não se pode deixar esse friozinho tomar conta”. Palavra de quem sabe: Gregório foi campeão do Troféu Brasil de Atletismo em 1979 e oito vezes campeão brasileiro nos 5 mil e 10 mil metros.

Para que o dia de folga não sobrecarregue a mente ou mesmo se torne enfadonho, vale se inspirar na experiência dos próprios corredores. O analista de sistemas Orlando Ditoldo Danielewicz, 42 anos, por exemplo, prefere ficar em casa, e, em geral, acaba colocando em dia alguma pendência do seu trabalho. “Às vezes, dou uma última olhada no percurso, via internet”, conta o atleta que vai correr os 21 km.

O professor de Educação Fí­­sica Renato Garcia Leal, 30 anos, costuma passar a véspera da prova com os amigos em casa ou assistindo a um filme. “Dá para procurar alguma diversão, ir ao cinema, teatro… Não dá para ficar batendo perna no shopping”, diz.

Vale incluir no programa alguma atividade de relaxamento, ou meditação. As manhãs de sábado no Parque Barigui, por exemplo, recebem aulas coletivas e gratuitas de ioga. “Para quem corre é extremamente interessante porque trabalha a respiração, e estimula a maior oxigenação das fibras musculares, que serão bastantes exigidas na prova”, diz o professor de ioga Sílvio Lopes. Ele oferece as aulas gratuitas no parque a partir das 10 horas.

“Só não recomendo massagens na véspera”, diz Gregório. Ele reforça que o descanso tem de vir acompanhado de alimentação adequada, que priorize, principalmente, os carboidratos (reserva de glicogênio para a corrida).

Repassar a estratégia para a prova, desde o momento de acordar, separando todos os objetos que serão necessários – chave do carro, roupas, tênis, alimentos e repositores energéticos durante a prova – e programando os horários para cada atividade (acordar, tomar café da manhã, sair de casa, aquecimento) elimina boa parte da ansiedade.

“É preciso ir dormir um pouco mais cedo. Mas não adianta ir para a cama às 22 horas se seu costume é ir dormir à meia-noite. Só vai servir para ficar mais nervoso por não pegar no sono”, fala Sérgio Gregório. Palavras de quem sabe.

* * * * *

No clima
O Museu Oscar Niemeyer (MON) está preparado para receber a largada da Meia-Maratona. O local é hoje ponto de atividades para os 3,5 mil corredores. Confira abaixo a programação completa:

9h às 18h – Entrega dos kits do atleta – É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de pagamento para retirar os kits.

9 às 10h – Não resistiu ficar em repouso? No MON haverá caminhada e corrida orientada, com alongamento.

15h – Aulão com educativos de corrida e “soltadinha” de véspera. Os orientadores darão orientações sobre exercícios indicados para aquecimento pré-prova e uma leve corrida, de aproximadamente 30 minutos, nos arredores do Museu.

16h às 18h – Congresso técnico da corrida.

* * * * *

Confira o percurso da 1ª Meia-Maratona de Curitiba, comentado pelo coordenador do grupo de corridas da Academia Gustavo Borges, Marco Aurélio Piazza:

Veja as informações básicas da Meia-Maratona de Curitiba

Veja mapa com os detalhes do percurso da Meia-Maratona

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]