Tradicional disputa paranaense serve para triatletas medirem forças antes de provas decisivas para a classificação aos Jogos de Londres
A menos de cinco meses dos Jogos Olímpicos de Londres, a elite do triatlo brasileiro irá se encontrar, amanhã, em Matinhos, em uma das mais tradicionais provas da modalidade. Expoentes do esporte, como o campeão pan-americano Reinaldo Colucci e o segundo colocado no ranking brasileiro, Diogo Sclebin, irão medir forças na Praia Mansa de Caiobá na 24.ª edição do SESC Triatlhon. Na elite feminina, os principais nomes são a paulista Fernanda Garcia, quarta colocada no ranking nacional, e a catarinense Carolina Furriela, a oitava.
Além de correr, nadar e pedalar na orla paranaense, os competidores encaram a primeira prova do circuito nacional como uma boa oportunidade para medir o grau de evolução dos treinos às vésperas das competições que irão definir as vagas olímpicas brasileiras. Em três semanas, terá início o Sul-Americano, no Chile, um dos últimos campeonatos para fechar a lista dos que embarcam para a Inglaterra no fim de julho.
Por enquanto, Colucci é o único garantido em Londres. Medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara, no ano passado, o triatleta está em fase de treinamentos intensos e vem ao Paraná com a responsabilidade de ser o atual bicampeão da disputa em Matinhos. “Estou focado na preparação para a Olímpiada. Essa será a minha segunda prova este ano e é uma das que mais gosto de competir”, declarou o 14.º colocado nos Jogos de Pequim (2008).
Considerada uma prova rápida, o SESC Triathlon é elogiado pelos atletas devido à boa organização e pela generosa premiação que distribui – R$ 5 mil ao primeiro colocado na categoria elite. Na edição deste ano, mais de 1.000 competidores foram inscritos, em 37 categorias diferentes. A concorrência por uma vaga é tanta que em apenas 15 minutos todos os números disponíveis se esgotaram.
Apesar do favoritismo de Reinaldo Colucci na elite masculina, o mineiro Diogo Sclebin promete movimentar a Praia Mansa. “Sempre fiquei entre os quatro primeiros colocados, mas na minha última participação, em 2010, acabei terminando em oitavo. Estou um pouco engasgado com a prova e, desta vez, vou entrar para subir ao pódio”, garantiu.
O triatleta confessou que se sente em casa competindo em Matinhos. “Tenho mais fãs aí do que em Belo Horizonte. É muito bacana o envolvimento da cidade. Dá mais energia para a prova”, elogiou o mineiro.
Vice-líder do ranking brasileiro, ele é o favorito para levar o segundo posto nacional em Londres. Com quase 500 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o paranaense Juraci Moreira Júnior, Sclebin garante que uma boa colocação amanhã é um forte indício de que conseguirá manter a regularidade que conquistou nos últimos dois anos em competições internacionais. “Ter um bom resultado aí me dará mais força para as últimas três competições que definem mesmo as coisas para os Jogos Olímpicos”, afirmou Sclebin.
Trajeto
O trajeto da edição de 2012 do Sesc Triatlhon será o mesmo do ano passado. Na categoria profissional, os competidores terão de cumprir 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Experientes no percurso, os triatletas brasileiros apontam as dificuldades da prova. “Ela é rápida em tudo. A natação flui bem, sem marola. O asfalto para o ciclismo é muito bom, mas é na corrida que a prova se define”, explicou Reinaldo Colucci. Diogo Sclebin concorda. “Os últimos 10 quilômetros são os mais difíceis.”
Calendário
Março
– 10 – 8ª Corrida Norturna Unimed Curitiba: corridas de 5 km e 10 km (mais informações pelo site www.esporteunimed.blogspot.com).
– 11 – 10ª Travessia Represa Capivari, em Campina Grande do Sul (PR): natação de 750 m a 3 km (informações pelo site www.triativaeventos.com.br).
– 11 – 2ª Etapa do Circuito Sesc Caminhada e Corrida, em Apucarana: corrida de 10 km (inscrições até 7/3. Informações pelo site www.sescpr.com.br).
– 11 – 11ª Corrida e Caminhada da Mulher, em Curitiba: corridas de 6 km e 8 km (inscrições até 5/3 somente na loja Procorrer. Informações pelo site www.procorrer.org.br).
– 25 – Meia-Maratona de Florianópolis: 21 km de corrida (inscrições até 20/3. Informações pelo site www.meiamaratona floripa.com.br).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS