Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Inimigo oculto

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
A dona de casa Angela D´Bassi se viu obrigada a parar de correr por causa das insuportáveis dores no joelho: fisioterapia e mudanças de hábito para se livrar da tendinite

Começa com uma dorzinha esporádica, que se repete sempre no fim dos treinos. Mais adiante pas­­­sa a incomodar lo­­go no início da atividade física e segue atrapalhando à medida que a quilometragem aumenta. Por último, ações simples como subir ou descer escadas, ficam quase impossíveis. O diagnóstico é certo: tendinite na patela (osso que protege a articulação do joelho).

A lesão no joelho que, por vezes, passa despercebida na fase inicial, é uma das mais co­­muns entre os corredores de rua. “É um problema que está li­­gado ao treino inadequado, ao au­­mento repentino de in­­ten­­sidade e ao desequilíbrio muscular”, ex­­plica Lúcio Ernlund, médico do Cori­­tiba.

Os primeiros sintomas da inflamação, chamada por al­­guns especialistas de “joelho de saltador”, é um incômodo que começa com leves pontadas na parte inferior do joelho. A dor, porém, tende a desaparecer com o repouso, camuflando a contusão. “Por isso o corredor acha que está tudo bem, mas o problema pode es­­tar ali”, alerta Ernlund.

Foi o que aconteceu com a do­­­­­­­na de casa Angela D´Bassi de Lacerda. Ela começou a sentir fisgadas nos dois joelhos em virtude do aumento não programado nos treinos. As pontadas, contudo, logo se transformaram em dores crônicas, que atrapalhavam até as caminhadas. Foi a senha para procurar ajuda especializada. “O médico me proibiu de treinar e recomendou fisioterapia. Também aconselhou a mudar a técnica de treino, di­­mi­­nuindo o volume”, diz ela.

Só assim, depois de muita de­­dicação à recuperação, que An­­gela conseguiu voltar a correr. “Acabei migrando para o triatlo, porque a corrida é curta [no máximo 10 km] e não exige tanto volume de treino. Não posso fazer provas longas porque já me lembro da dor”, revela.

Ernlund dá dicas do que se deve fazer para evitar as lesões de patela. “Às vezes a pessoa está jogando força a mais para uma perna do que para outra e não percebe. Isso pode facilitar o aparecimento de uma tendinite”, explica o médico, indicando o acompanhamento de um profissional de educação física nas corridas.

Outro aspecto facilitador é a escolha do tênis, que deve ser feita de acordo com a pisada (para fora ou para dentro). Por fim, a familiaridade com o percurso de treino também aju­­da a evitar contusões mais sérias.

“É bom conhecer o relevo quando for possível. É interessante repetir o mesmo percurso da prova durante os treinos. A pessoa conhece todos os atalhos, vai saber dosar energia e, consequentemente, evitar lesões”, afirma Leandro Alberto Hadlich, coordenador geral da assessoria esportiva HP Sports.

• • • • • • •

Entrevista

Lúcio Ernlund, médico do Coritiba.

Qual tipo de tendinite é mais frequente em corredores de rua?

As tendinites ou entesopatias, termo mais correto e moderno, ocorrem com maior frequência no joelho de corredores.

Qual o tipo de tratamento? O corredor precisa parar de treinar?

O tratamento depende da fase em que a doença se encontra. Quanto mais cedo o tratamento, mais fácil e rápido de se curar. Se a dor for inicial, muitas vezes basta um bom traba­­lho de alongamentos e mudança no ritmo de treinos. Se a doença já se encontra avançada, pode necessitar a parada temporária da corrida para tratamento com fisioterapia e medicações.

O problema pode voltar e se tornar crônico?

Sim, o agente causal da tendinite é a sobrecarga. Portanto, se o corredor tratar e voltar a apresentar os mesmos erros de treinamento que levaram à sobrecarga, a doença ocorrerá novamente.

Existem casos cirúrgicos de tendinites?

São raros, mas em casos extremos podem ocorrer.

• • • • • • •

Agenda

2/10 – 1ª Etapa do Fast Triathlon Experience, em São Paulo (SP) – 200 metros de natação, 4 km de ciclismo e 1,2 km de corrida (inscrições até 18/9, informações pelo site www.webrun.com.br).

2/10 – Maratona de Santa Catarina, em Florianópolis (SC) –corridas de 10 km e 42 km (inscrições até 25/9, informações pelo site www.maratonasc.com.br).

9/10 – 5ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha, na Ilha do Mel – corrida de 6 km ou 12 km (informações e inscrições pelo site www.naventura.com.br).

9/10 – Cross Triathlon e Cross Duathlon Estrada Ecológica Pontal do Sul (PR) – corrida, natação e ciclismo (inscrições até 5/10, informações pelo site www.triativaeventos.com.br).

22/10 – 10.º Desafio Praias e Trilhas – Floria­­nó­­polis (informações e inscri­­ções no site www.ecofloripa.com.br).

23/10 – Circuito da Indús­­tria – 6ª Etapa – Re­­nault/São José dos Pinhais-PR (in­­forma­­ções e inscrições no site www.sesipr.org.br).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.