A 1ª Maratona de Londrina, realizada na manhã deste domingo (28), reuniu 1.600 atletas, entre profissionais e muitos amadores. Foram três tipos de prova: a maratona, com um percurso de 42 km, a meia maratona, com trajeto de 21 km e a corrida de 5 km. A organização e o suporte oferecido durante a prova foram muito elogiados pelos atletas. Por outro lado, o trajeto, com muitas subidas e descidas, foi considerado muito difícil por alguns maratonistas.
As mulheres largaram antes, às 6h30. Chegou na frente, muito emocionada, a baiana Graciete Moreira Carneiro, de 31 anos. Foi a primeira vez que participou de uma maratona. Completou a prova em 2h51. Em segundo lugar, cruzou a linha de chegada com muito esforço Ilda Alves dos Santos, de 39 anos, de Sarandi (PR). No meio do percurso ela precisou tirar o tênis, que a machucava, e completou a prova descalço. Já a meia maratona feminina foi completada primeiro, em 1h20, por Marcela Cristina Gomez, de 27 anos. Ela é argentina radicada em Sarandi.
Os homens largaram meia hora mais tarde. O vencedor da maratona masculina foi um atleta de alto rendimento, Claudir Rodrigues, de 34 anos, do Rio Grande do Sul. Completou a prova em 2h24. Na meia maratona, chegou na frente Gilialdo Koball, de 26 anos, natural de Joinville, Santa Catarina. Ele completou o percurso em 1h09.
Em meio aos maratonistas, o destaque foi para senhores de meia idade e um homem que correu com uma longa barba de Papai Noel. Na corrida dos 5 km, venceram Tatiane Raquel da Silva, na prova feminina, e Luis Carlos de Souza, na masculina.