Galera, para não ficar muito atrasada, em uma semana cheia de assunto, vamos falar um pouquinho de cada coisa, ok?
* DIA DO DESAFIO
Para começar, amanhã – quarta-feira, 25 de maio – é o Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades.
A ideia é que cada um tire pelo menos alguns minutos do dia para se exercitar. Para tornar a proposta mais divertida, o Dia do Desafio promove uma competição entre cidades do país do mundo inteiro. Curitiba, por exemplo, enfrentará a chilena Región de Los Lagos. “Vence” quem tiver mais pessoas registrando sua participação em atividades físicas amanhã.
Um dos locais para fazer exercícios e ter a participação registrada é o Sesc. Vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades.
Pode-se registrar a participação pelo – 0800 643 6690. Já me programei para uma pedaladinha. Vamos?
* CIRCUITO DE RUA INFANTIL SMELJ
Neste domingo (29/5) começa o Circuito de corridas de rua infantil da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Curitiba. O evento é dedicado aos corredores entre 12 e 17 anos.
A largada será a partir das 9 horas, nas dependências da Unibrasil (Rua Konrad Adenauer, 442). Estão inscritos mil crianças e adolescentes. Atletas entre 12 e 13 anos vão correr 2 km; entre 14 e 15 anos, 3 km; e entre 16 e 17 anos, 4 km. Todos os que completarem a prova recebem medalhas de participação, além do pódio para os primeiros colocados em cada categorias.
O Circuito terá ainda outras três etapas, em julho, julho e agosto. As inscrições são via internet pelo site www.curitiba.pr.gov.br, desde que o atleta já tenha o cadastro na SMELJ, que pode ser feito na sede da Secretaria (Rua Desembargador Westphalen, 1566, Rebouças).
*IRONMAN BRASIL
Sim, estamos na contagem regressiva para a 11ª edição da prova que desafia os limites do homem: a etapa brasileira do Ironman, que será realizada neste domingo (29/5) na praia super-ultra-luxuosa de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC).
Mais uma vez, paranaenses na disputa é o que não falta. Entre eles, o melhor brasileiro da competição do ano passado, o triatleta Guilherme Manocchio, 29 anos. Depois do 7º lugar em 2010, ele quer melhorar a marca este ano.
E, na página deste sábado (28/5) do Fôlego, no Caderno de Esportes da Gazeta do Povo, Manocchio conta ocmo foi sua preparação para os 3 km de natação, 180 km de pedal e os 42 km de corrida, além de dar umas dicas de atleta profissional para quem vai se aventurar nesse desafio.
*COMRADES
Falando em desafio, no domingo também será realizada a Ultramaratona Comrades, na África do Sul. E sim, teremos paranaenses por lá. A prova é um desafio de 89 km de corrida, entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg, em um percurso predominantemente de subida, o “up run”.
A prova, que começou como uma forma de confraternização – “Comrades” quer dizer “camarada” – e é disputada desde 1921. Com tanto tempo de existência, é a mais popular ultramaratona do mundo. Este ano são esperados mais de 20 mil corredores.
E é cheia de detalhes que tornam a prova ainda mais peculiar. A largada acontece às 5h30 da manhã, e, em vez de um tiro ou um buzinaço, o cantar do galo é que marca o início da corrida. No percurso, é tradição que os moradores acompanhem os atletas, incentivando-os com gritos e palmas.
O sentido do percurso muda a cada ano. No ano passado, por exemplo, foi de Pietermaritzburg a Durban, que foi uma das cidades sub-sede da Copa, em um percurso predominantemente em descida.
No caminho, os corredores passam pela “Big Five”, que são os cinco topos de morros e montanhas, que marcam pontos críticos do trajeto. “Big Five” também se refere ao conjunto de cinco animais de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem, aos quais os guias locais se referem nos safáris: elefante, hipopótamo, búfalo, leopardo e rinoceronte.
Quem consegue completar dez Comrades ganha o “Green Number” (o “número verde”) e entra para um seleto grupo de 8.809 atletas a completarem o feito. Este ano, o brasileiro Nato Amaral pode ganhar seu Green Number.
Uma última curiosidade: a Comrades tem um prazo limite para a chegada: as 17h30 do domingo. Assim que o relógio oficial da corrida marca esse horário, a chegada é fechada e não se pode mais ultrapassá-la. No histórico da prova não irão constar os nomes daqueles que não completaram o desafio até o horário-limite.
Vale conferir o site oficial da prova: www.comrades.com