A civilização indiana conta com mais de 5.000 anos e é a maior democracia do mundo. É o segundo país mais populoso, com 1 bilhão e 200 milhões de habitantes num território equivalente a 1/3 do território brasileiro.
Na Índia são falados mais de 1.600 idiomas ou dialetos, divididos em 14 grupos. A constituição estipula que o hindu (falado por 30% da população) é o idioma oficial, embora o inglês seja um idioma associado aos assuntos administrativos. A constituição também reconhece 17 idiomas regionais oficiais. A maioria dos religiosos na Índia são hinduístas (83%), seguidos pelo islamismo (11%), cristianismo e sikhs (2% cada um) e ainda tem os budistas, jainismo e parsis.
Mais de dois terços da população depende da terra para viver. O cultivo principal é o arroz, alimento básico de grande parte da população, seguido pelo trigo. O país é um dos principais produtores mundiais de cana de açúcar, chá, algodão e juta e também está entre os principais produtores de minérios e petróleo do mundo. Lamentável é o antigo sistema de castas, que nega a muitas pessoas a oportunidade de avançar socialmente, que são chamados de os intocáveis (ou harijans).
Veja nas imagens um pouco do cotidiano dos indianos das cidades de Mombai e Nova Delhi.
Fotos e texto Albari Rosa
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS