| Foto:

Hoje uma das pautas era no bairro Santa Felicidade, próximo ao campo do Trieste, na volta passei por um campinho na divisa com Campo Magro aonde a poeira levantava, meia dúzia de meninos jogavam a famosa pelada com uma surrada Jabulani, bola oficial da Copa da África, parei e acabei fotografando um pouco da brincadeira deles, espontânea, coisa de piá, diversão pura em meio ao verde de nossa cidade.

CARREGANDO :)

“O futebol brasileiro nasceu de sua mais legítima expressão: dos times improvisados, na beira da praia, time com camisa de um lado, time sem camisa do outro, linhas riscadas na areia, gols delimitados por pedaços de qualquer coisa e alguns goles de cerveja na cabeça. Uma pelada legítima, sem dono, sem juiz e sem cartola. É o futebol de onde nasceriam Leônidas, Pelé, Garrincha, Romário, Neymar, e Nelson Rodrigues.”

Publicidade

Do livro O Guia Politica­­­mente Incorreto do Futebol (Leya, 2014), os jornalistas Leo­­­nardo Mendes Júnior, da Gazeta do Povo, e Jones Rossi, da RPC TV, descrevem a gênese espontânea do esporte mais popular em terras brasileiras:

Daniel Castellano

Repórter Fotográfico

Publicidade