Decida suas prioridades – basicamente, há quatro fatores principais que você deve considerar na hora de escolher uma câmera: resolução, conveniência, controle criativo e custo.
Resolva o que se deseja conseguir com as fotografias e os motivos que se espera fotografar para decidir quais destes fatores são prioritários.
Resolução – é a capacidade de reproduzir uma imagem em detalhes chama-se resolução. Para ampliações ou trabalhos mais complexos deve se escolher a mais alta resolução disponível. Se as fotos são para uso na Web ou para cópias no tamanho padrão, a resolução não é tão importante.
Nas câmeras digitais, a resolução das fotos é determinada principalmente pelo numero de pixels utilizados pelo sensor de imagem. Câmeras com resolução baixa tem apenas 1 milhão de pixels é apropriada para visualizações em tela de computador. Câmeras com mais de 10 milhões de pixels são comuns e há sistemas digitais profissionais que oferecem muitos milhões de pixels.
Câmeras compactas com muitos megapixels não garantem que a qualidade da imagem vai ser igual de uma câmera digital profissional por causa do tamanho do tamanho do sensor. Nas compactas o sensor é micro, enquanto nas profissionais full-frame o sensor é do tamanho 24x36mm, semelhante aos negativos das câmeras convencionais 35mm. O poder de processamento da câmera influencia fortemente essa resolução. O ideal é ter a melhor resolução que se possa comprar assim você terá flexibilidade no uso.
Conveniência – não se deve escolher uma câmera muito complicada de usar – deve ser de fácil manejo para ser bem aproveitada e tirar as fotos desejadas. Uma câmera pequena pode ser mais fácil de carregar, mas seus botões poder ser difíceis de apertar.
Controle criativo – o único fator que realmente importante que determina se uma fotografia é boa, ruim ou simplesmente razoável e a quantidade de controle criativo que o fotografo foi capaz de exercer sobre ela. No caso da maioria das câmeras você aponta para o objeto, dispara, e a câmera faz o resto. Para ter melhores resultados, é necessário, que você tome decisões de alguns ajustes como o zoom, elegendo as partes da cena que devem aparecer. Também a seleção do foco, que vai determinar o que vai aparecer nítido ou borrado, entre outros controles que vamos falar em outro post.
Custo – geralmente recebemos o que pagamos ao adquirir uma câmera. Se você deseja melhor resolução, e maior controle criativo, precisa comprar uma câmera mais cara. Há exceções, algumas câmeras do tipo “point-and-shoot” (apontar e disparar) oferecem alguns controles criativos e boas resoluções.
No próximo post vamos abordar as objetivas.
albarirosa@gmail.com