O primeiro exemplo é o mais tradicional
Usamos o dom de observar tudo que está acontecendo, claro muitas vezes é o obvio, porém acontece coisas diferentes e cabe a você perceber isso, usando as técnicas que irá aprendendo ao longo do tempo.
Nesta foto feita pelo fotojornalista Albari Rosa do Jornal Gazeta do Povo, enviado especial para as Olimpiadas do Rio de Janeiro, ele fotografou a atléta em aquecimento antes do embate, usando “Exposure Time: 1/800 seconds” – “Aperture Value: F4.00” – “ISO: 3200” – “Focal Length: 140mm” – Equioamento: Uma câmera Canon EOS – 1D X e uma lente teleobjetivas Canon 70 x 200mm.
Fotos de longa exposição
No caso da foto acima o fotógrafo da “AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV” usou o que tinha, a luz nesse esporte normalmente é direcionada aos atletas, e o resto do ginásio fica as escuras, o que facilita a utilização de algumas técnicas diferentes para fotografarmos.
Para fazer essa foto você precisa diminuir o ISO e fechar o diafragma ao máximo. Assim é possível compensar essa falta de luz com o tempo de exposição bem longo. Isso é fácil de fazer à noite ou lugares como este, por exemplo, mas bem mais complicado quando existe luz demais (como durante o dia ou mesmo no amanhecer ou anoitecer.)
Às vezes, mesmo deixando o ISO lá em baixo e o diafragma bem fechadinho, ainda tem luz demais. Aí o tempo de exposição não é longo o suficiente para conseguir o efeito que procuramos.
A solução ideal para situações assim é comprar um filtro de densidade neutra (ND). Tudo que este filtro faz é deixar passar menos luz para a câmera, permitindo que você use exposições mais longas sem mudar nada a foto.
Ao apertar o botão disparador você pode fazer a câmera tremer. O ideal, neste caso, é ter um disparador remoto. Ele permite que você aperte um botão longe da câmera, evitando que ela se mexa.
Se você não possui um disparador remoto também dá para deixar o timer da câmera em 2 segundos, dando um tempo para ela se estabilizar do seu apertão no disparador antes de começar a exposição.
Neste caso ele usou o início da luta para mexer a câmera fotografando em longa exposição, com um movimento ondulado, causando esse efeito na foto acima.
Brincando com a angulação e as regras
Na terceira foto feita pelo fotógrafo da “AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV”, ele usou uma lente grande angular, provavelmente uma lente entre 16mm à 50mm, aproveitando bem o cenário do ginásio de competições e a iluminação dividindo a foto em diagonal.
Exemplo: “Exposure Time: 1/800 seconds” – “Aperture Value: F4.00” – “ISO: 3200” – “Focal Length: entre 16mm à 35mm”.
Múltipla Exposição
A técnica de múltipla exposição não é novidade!
Mas está mais fácil de experimentar, com as câmeras Canon 5D mk III, a Canon 1D X, a Canon 6D, e a maioria das Nikon DSLRs, Fujifilm X Pro1, Fujifilm X100S, Olympus OM-D E-M5. Mas estas não são todas, consulte o manual da sua câmera caso ela não esteja nesta lista.
Costumo dizer, que não há regras ou segredos na fotografia em múltiplas exposições definitivas, o segredo é experimentar, e fazer as coisas em tentativa e erro, assim você terá experiências novas e resultados diferentes.
Na fotografia do fotojornalista Albari Rosa ele usou a “Exposure Time: 1/2000 seconds” – “Aperture Value: F2.83” – “ISO: 3200” – “Focal Length: entre 70mm” e “Metering Mode 5(multi-segment)”
Postado por Antônio More – Fotojornalista do jornal Gazeta do Povo
Imagens: Albari Rosa Fotojornalista do jornal Gazeta do Povo
Imagens: AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV.
Imagens: FOTO AFP / Fabrice Coffrini.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS