Imagem de multi exposição mostra esgrimistas competindo durante a rodada de qualificação individuais como parte do evento de esgrima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 , em 09 de agosto de 2016 , no Carioca Arena 3 , no Rio de Janeiro. / FOTO AFP / Fabrice Coffrini| Foto:

O primeiro exemplo é o mais tradicional

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Usamos o dom de observar tudo que está acontecendo, claro muitas vezes é o obvio, porém acontece coisas diferentes e cabe a você perceber isso, usando as técnicas que irá aprendendo ao longo do tempo.

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Nesta foto feita pelo fotojornalista Albari Rosa do Jornal Gazeta do Povo, enviado especial para as Olimpiadas do Rio de Janeiro, ele fotografou a atléta em aquecimento antes do embate, usando “Exposure Time: 1/800 seconds” – “Aperture Value: F4.00” – “ISO: 3200” – “Focal Length: 140mm” – Equioamento: Uma câmera Canon EOS – 1D X e uma lente teleobjetivas  Canon 70 x 200mm.

 

Fotos de longa exposição

No caso da foto acima o fotógrafo da “AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV” usou o que tinha, a luz nesse esporte normalmente é direcionada aos atletas, e o resto do ginásio fica as escuras, o que facilita a utilização de algumas técnicas diferentes para fotografarmos.

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Para fazer essa foto você precisa diminuir o ISO e fechar o diafragma ao máximo. Assim é possível compensar essa falta de luz com o tempo de exposição bem longo. Isso é fácil de fazer à noite ou lugares como este, por exemplo, mas bem mais complicado quando existe luz demais (como durante o dia ou mesmo no amanhecer ou anoitecer.)

Às vezes, mesmo deixando o ISO lá em baixo e o diafragma bem fechadinho, ainda tem luz demais. Aí o tempo de exposição não é longo o suficiente para conseguir o efeito que procuramos.

A solução ideal para situações assim é comprar um filtro de densidade neutra (ND). Tudo que este filtro faz é deixar passar menos luz para a câmera, permitindo que você use exposições mais longas sem mudar nada a foto.

Ao apertar o botão disparador você pode fazer a câmera tremer. O ideal, neste caso, é ter um disparador remoto. Ele permite que você aperte um botão longe da câmera, evitando que ela se mexa.

Se você não possui um disparador remoto também dá para deixar o timer da câmera em 2 segundos, dando um tempo para ela se estabilizar do seu apertão no disparador antes de começar a exposição.

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Neste caso ele usou o início da luta para mexer a câmera fotografando em longa exposição, com um movimento ondulado, causando esse efeito na foto acima.

 

Brincando com a angulação e as regras

Na terceira foto feita pelo fotógrafo da “AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV”, ele usou uma lente grande angular, provavelmente uma lente entre  16mm à 50mm, aproveitando bem o cenário do ginásio de competições e a iluminação dividindo a foto em diagonal.

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Exemplo: “Exposure Time: 1/800 seconds” – “Aperture Value: F4.00” – “ISO: 3200” – “Focal Length: entre 16mm à 35mm”.

 

Múltipla Exposição

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A técnica de múltipla exposição não é novidade!

Mas está mais fácil de experimentar, com as câmeras Canon 5D mk III, a Canon 1D X, a Canon 6D, e a maioria das Nikon DSLRs, Fujifilm X Pro1, Fujifilm X100S, Olympus OM-D E-M5. Mas estas não são todas, consulte o manual da sua câmera caso ela não esteja nesta lista.

Costumo dizer, que não há regras ou segredos na fotografia em múltiplas exposições definitivas, o segredo é experimentar, e fazer as coisas em tentativa e erro, assim você terá experiências novas e resultados diferentes.

Na fotografia do fotojornalista Albari Rosa ele usou a “Exposure Time: 1/2000 seconds” – “Aperture Value: F2.83” – “ISO: 3200” – “Focal Length: entre 70mm” e “Metering Mode 5(multi-segment)”

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Postado por Antônio More – Fotojornalista do jornal Gazeta do Povo

Imagens: Albari Rosa Fotojornalista do jornal Gazeta do Povo

Imagens: AFP PHOTO / Kirill KUDRYAVTSEV.

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Imagens: FOTO AFP / Fabrice Coffrini.