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Composição Fotográfica
| Foto:

A arte da boa fotografia

Albari Rosa / Gazeta do Povo
Foto da estufa do Jardim Botânico iluminada, compondo com o céu no começo da noite.

Agora que você já aprendeu como escolher sua câmera digital e entendeu o funcionamento dela, vamos falar sobre Composição Fotográfica. Daqui para frente vamos aprender a tirar o máximo proveito de suas funções.

Albari Rosa / Gazeta do Povo
Estufa iluminada fotografada com uma objetiva grande angular valorizando o céu.

Composição é o registro das cenas do mundo real para um fotograma bidimensional estático. No momento que você dispara o obturador, outros fatores importantes também são os elementos que você inclui no quadro da foto e os que você resolveu deixar de fora na hora do enquadramento.

Uma das decisões que o fotógrafo precisa tomar é onde se posicionar e para onde apontar a câmera. É sempre o fotógrafo que decide como enquadrar a imagem no visor e o momento exato do disparo do obturador. Diferente dos pintores que podem alterar a realidade de uma cena, a câmera registra tudo à sua frente, indiscriminadamente.

Albari Rosa / Gazeta do Povo
Na composição você pode escolher a lente e o ângulo que você vai fotografar. É a hora de fazer teste.

Entretanto ao escolher qual lente usar, o momento de disparar o obturador e qual enquadramento fazer, o fotógrafo pode exercer uma forte influência sobre a aparência final da foto. Dando destaque para alguns elementos e escondendo uns e desfocando outros. A profundidade de campo também é bastante útil na hora de dar maior ou menor destaque nos elementos da composição fotográfica.

Olho seletivo.

Significa colocar coisas em ordem – mais ou menos como o repórter resolve construir um texto para contar uma história jornalística.
Embora existam regras que podem orientar suas composições, é importante ter em mente que existem mais de uma maneira de enquadrar uma foto perfeita.

Parte do processo da composição implica em decidir a onde colocar o principal elemento dentro do quadro. Alguns fotógrafos simplificam a composição mantendo apenas um motivo principal e os demais elementos de modo a torná-los secundários. Elemento principal no centro do quadro pode fazer a composição parecer elaborada demais. Elemento chave fora do centro do quadro pode produzir fotos de aparências mais dinâmicas por criar desequilíbrio dentro do quadro.

Albari Rosa / Gazeta do Povo
Do mesmo ponto da foto anterior só que com um teleobjetiva. Leitura da foto completamente diferente.

No próximo Post vamos falar sobre profundidade de campo e o uso do ISO (sensibilidade) na composição fotográfica.

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