• Carregando...

O grupo de cerca de 40 alunos faz parte do centro de excelência de boxe, desenvolvido pelo ex-pugilista Macaris do Livramento, em São José dos Pinhais. Uma semente da “nobre arte” plantada em um solo tão pedregoso que “se daqui saírem cidadãos, já estarei realizado”, garante o responsável pelo projeto.

A turminha que passou a subir no ringue no contraturno escolar tem em comum a experiência com um esporte até então desconhecido – além da exposição a dramas sociais normais para quem circula nas classes C e D ou em áreas menos favorecidas. Por isso, durante a diversão, apenas uma ideia: nocautear as dificuldades.

Situação que Macaris, menino de rua até os 14 anos, conheceu bem. “Eu cheirava cola, roubava para comer, não tinha nada. Foi o boxe que mudou a minha vida. Eles vivem outra realidade e tento passar que esta é a chance de ganharem novas oportunidades”, comenta o treinador.
“O objetivo hoje é permitir o acesso das crianças ao esporte. Mas também não queremos que o boxe morra, então, se encontramos alguém com potencial será ainda mais maravilhoso”, reforça Macaris, que defende o fortalecimento da modalidade milenar em tempos de massificação do Mixed Martial Arts (MMA).

Ainda assim, é mais fácil para os seus alunos lembrarem do ídolo do Ultimate Fighting Championship (UFC), Anderson Silva, do que citar um expoente dos ringues. Pelo menos por enquanto, espera o ex-campeão.

O projeto começou em abril e tem a parceria da prefeitura de São José dos Pinhais. Das 40 crianças de hoje, entre 7 e 14 anos, a intenção é aumentar para 200, a partir de 2012. Mas os objetivos são mais ousados, com o propósito de abertura de núcleos em outras cidades e implantação do boxe como atividade esportiva em escolas públicas.

texto Ana Luzia Mikos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]