Fotografando pessoas.
Algumas dicas para melhorar suas fotos de pessoas.
– Primeira coisa é fazer algumas fotos preliminares sem muito compromisso com o fundo ou com a luz que você realmente deseja, para quebrar a inibição da pessoa a ser fotografada. Com exceção de modelos profissionais, geralmente as pessoas ficam envergonhadas na frente da câmera.
– Um dos motivos do constrangimento é que as pessoas não sabem o que fazer com as mãos, e acabam se sentindo tolas. A solução é simples. Dê-lhe alguma coisa para ela segurar, de preferência, algo que elas tenham alguma relação. Se a pessoa for uma nutricionista você pode dar uma fruta, se for uma florista dê uma flor, um jornalista dê um bloco e uma caneta). Cuidado para não dar um objeto que chame mais a atenção que o próprio fotografado. Normalmente com alguma coisa nas mãos elas ficam mais soltas e à vontade.
– Outra situação é quando as pessoas estão em pé e também acabam ficando incomodadas e desajeitadas. Sugira para ela sente em uma cadeira, banqueta, numa mureta e até mesmo no chão, e vale também colocar um dos pés sobre um caixa ou do meio fio da rua mesmo. Você vai perceber muitas diferenças, inclusive nos ângulos para as fotos, e principalmente na pessoa que vai ficar mais a vontade para ser fotografada.
– Agora que você já dominou o modelo, escolheu o local e conseguiu dirigir a cena, está na hora de se preocupar com a parte técnica da foto.
– Procure trabalhar sempre que possível com luz natural dando preferência para as primeiras horas da manhã (07hs e 09hs) e final de tarde (17hs até escurecer). Nestes horários a luz é bem difusa.
– Trabalhe com a luz sempre a favor do modelo evitando a luz direta no rosto. Isso evita sombras nos olhos e pescoço.
– Prefira o ISO baixo, para evitar ruídos na imagem (granulação). Use aberturas de diafragma bem abertas (acima de f/5.6) para conseguir o efeito de fundo desfocado.
– Tome cuidado com o fundo para que não apareça letreiros ou propagandas. Bons retratos são aqueles em que a foto fica limpa e o foco deixa a Iris brilhante. Tome cuidado porque o limite de foco fica critico e qualquer deslize você pode perder a foto.
– Como a situação pede que o modelo fique parado, você pode usar uma velocidade entre 1/60 e 1/100. Prenda a respiração e segure firme a câmera e dispare várias vezes e você não corre o risco da foto ficar tremida.
– Importante não esquecer o sincronismo de velocidade de obturador (tempo em que a câmera fica aberta para a entrada de luz) e abertura de diafragma (quantidade de luz que entra na câmera).
– O sorriso capturado nem sempre é espontâneo nas fotos, por isso procure conduzir o ensaio variando expressões. Faça retratos com o modelo olhando para a câmera e peça também para ele olhar em um ponto imaginário 45 graus da lente. (ângulo que você consiga mostrar os dois olhos e apareça apenas uma orelha).
Eu Albari Rosa, vou usar este espaço para compartilhar com vocês segredos que aprendi durante anos de profissão. Trabalhei e continuo trabalhando com os melhores fotógrafos do Brasil. Dar dicas e conselhos para que vocês possam evitar erros básicos nas suas fotos, e que são de simples solução. Sempre lembrando que são dicas e que como todos sabem a fotografia não tem uma regra geral. Cada foto é um caso e independente das dicas, continuem fazendo suas fotografias e usando a criatividade.
– Podem enviar sugestões e perguntas pelos comentários do blog ou pelo email
albarirosa@terra.com.br.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião