Em tempos de Copa, a bola rola de forma intensa no bairro Água Verde em jogos disputadíssimos. Mas, não se trata de futebol ou de uma pelada e sim da tradicional bocha (ou bocce), rolada. Esporte da italianada boa gente que é praticado toda quartas e sábados na Sociedade 25 de Março.
Como destacou o jornalista Diego Antonelli na reportagem “É o futuro da bocha que está em jogo”, a modalidade tem lá suas singularidades. A maneira de se jogar é bem especifica e cada jogador tem sua bola que é armazenada num estojo especifico. Pantufas e chinelas também são itens para a prática – em respeito aos cuidados feitos pelo octogenário Flávio Bolinsenha, só se entra na cancha calçado das pantufas ou chinelas.
Os “meninos” da bocha deslizam na cancha, “alisam” as bolas para jogadas de efeito com a estratégia que nasce a cada movimento repleto de concentração e perfeição.
Tipo de pauta (feature) prazerosa e que optei pela edição/conversão para o P&B. Dois motivos: um o nostálgico (saudosismo) – pois, ao fotografar os veteranos da Sociedade 25 de Março lembrei-me dos tempos de infância em que acompanhava os jogos de “Malha”, realizados antes da macarronada de domingo. Além disso, o ensaio em preto e branco dá o toque mais clássico que o jogo reflete e merece.
Para saber mais acerca desse jogo, vale assistir ao vídeo “Como jogar bocha”, com reportagem de Lana Carvalho, imagens de Hélio Costa Júnior. Até o próximo! AR.