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Fogos de artifício
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Quem nunca se decepcionou com o resultado de fotos tiradas na queima de fogos da passagem de ano na praia? Aqui vão algumas dicas para você configurar sua câmera de forma correta e obter melhores resultados nas fotografias de fogos de artifício.

Tripé
Como esse tipo de foto precisa de uma exposição longa à luz (no mínimo um segundo), você não vai conseguir segurar a máquina tanto tempo sem tremer. O ideal é ter um tripé nesse momento. Mas se você não tiver, não tem problema. Colocar a máquina em uma cadeira, um muro e até no capô do carro estacionado resolve a questão.

Foco
As câmeras digitais compactas não possuem o modo manual. Então a dica é selecionar o modo “landscape” (normalmente identificado pelo desenho de uma montanha). Nesta função, a máquina foca no infinito automaticamente, sempre com a distância focal correta na hora do disparo.

ISO
Retire do modo automático a sensibilidade da maquina, regulando para no máximo ISO 400, o que evita riscos nas imagens.

Abertura
Regule a lente num ângulo bem aberto para que você possa captar o máximo possível das explosões dos fogos na mesma foto. Mas tome o cuidado com o posicionamento das pessoas que possam surgir no enquadramento.

Enquadramento
Sempre faça uma composição com a paisagem do local (a própria praia, prédios, barcos montanhas, etc.). Isso dá maior profundidade ao registro e o resultado será melhor do que só com o céu e o brilho dos fogos. Se fechar o zoom fica difícil saber onde irão estourar os fogos, aumentando a possibilidade de se ter imagens tremidas.

Luz
Desabilite o flash, que nessa situação não tem nenhum resultado na imagem, a não ser enganar a câmera fazendo com que ela use velocidades mais rápidas, quando na verdade você precisa de uma velocidade baixa, entre 1 e 4 segundos.

Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Foto feita por Jonathan Campos em 2009, usando a linha de prédios iluminados ao fundo da praia de Caiobá pra dar profundidade.
Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Foto de Jonathan feita com um ângulo bem aberto, compondo com o reflexo da areia molhada e pessoas ao fundo.
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