• Carregando...
Isto é África !
| Foto:
Albari Rosa / Gazeta do Povo
Marcio Reinecken saiu com bloco cheio de nomes e feliz da vida.
Segurança Peter Mokaba
Segurança foi camarada desta vez e até ajudou na recordação.

Durante nossas viagens pelas cidades que foram sedes da Copa do Mundo da África, nos deparamos com muitas cenas chocantes, até mesmo pra uma dupla de jornalistas que tem alguns anos de profissão e quilômetros de estrada – o que significa também passar por inúmeras dificuldades em reportagens.

Cidade de Polokwane, estádio Peter Mokaba foi a nossa parada de hoje, sexta-feira 13. Como fizemos em outros lugares, usamos a mesma estratégia (e que na maioria das vezes da certo aqui).
Chegamos e vamos entrando sem perguntar nada pra ninguém, mesmo que tenha uma guarita ou segurança fardado.

No Peter Mokaba não foi diferente, mas lá dentro as coisas mudaram completamente. Tinha uma centena de crianças com o uniforme escolar visitando o estádio. Fui logo subindo as arquibancadas e fotografando. Não demorou para vir o aviso do repórter em voz alta. “Albari, rápido!” Era a segurança.

Nos tirou de lá dizendo que teríamos de pedir autorização para fotografar. Só o gerente podia dar a permissão. Como já tinha garantido as fotos, fomos até o tal responsável, para ver o que mais poderíamos fazer.

Levamos um chá de sofá por uns 15 minutos, olhamos um para o outro e… “vamos embora”? Um de nós perguntou e o outro nem respondeu. Já fomos levantando.

Ficamos na saída esperando as crianças e os professores saírem, para o Marcio entrevistar. Elas demoraram e acabamos entrando de ratão outra vez. Para nossa alegria fomos muito bem recebidos desta vez e, claro, foi pelas crianças.

Fomos cercados. As que vieram pro meu lado “take a picture, take a picture, take a picture”. Para o Marcio, queriam escrever os nomes no bloco de anotações. Foi uma sensação muito boa.

Me lembrei logo da frase repetida várias vezes por um amigo sul africano (Tony da Costa): “Isto é África”.

Mas é muito difícil viajar pelas cidades da África do Sul, e não perceber a quantidade de crianças que vagam pelas ruas. A AIDS tem sido a maior responsável pelos muitos órfãos dos países africanos. O número mundial oficial de órfãos de AIDS está perto de 13.200.000. Deste número 12.100.000 é da África. E isso é 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]