Natal, momento de usar a câmera
Todo Natal é especial , mas fica ainda mais marcado na memória com boas fotos. O feriado faz a gente pensar nas luzinhas coloridas piscando por todos os cantos. Quem nunca se frustrou com fotos tiradas nessas situações?
Vou dar algumas dicas para você que tem uma câmera compacta ou smartphone com câmera e ainda não conseguiu ter bons resultados com ela. A primeira dica é relacionada à hora de fotografar árvores natalinas com bolas e luzes coloridas, ou outro apetrecho que emita luz, como velas. É fundamental desligar o flash e configurar sua câmera no “modo noturno”. Isso vai fazer sua câmera trabalhar com velocidade baixa. O obturador da câmera precisa ficar mais tempo aberto para que a imagem seja gravada no sensor. Para evitar fotos tremidas e borradas, use algum tipo de apoio para a câmera, que pode ser o braço de uma poltrona, canto da mesa ou até mesmo a caixa com o presente do filho. O ideal é um tripé. As câmeras compactas não possuem ajustes manuais e as comemorações são, normalmente, noturnas em ambientes com pouca iluminação. É praticamente impossível uma boa foto sem um apoio. Para fotografar detalhes de enfeites com luzes desfocadas ao fundo e velas acesas, acione a opção macro.
Nestas reuniões não podem faltar fotos dos familiares e amigos. Por isso, a situação é ainda mais complicada. A dica nessa hora é juntar todo mundo na sala ou onde a decoração estiver mais bonita e brincar de estatua ou se posicionar como um time de futebol, com todos olhando para a câmera. Você para pede que todos fiquem parados por alguns milésimos de segundo. Assim ninguém sairá borrado (cuidado com aquele aquele primo que quer fazer chifrinho e o cunhado que brincar e desequilibrar todo mundo). (não estou publicando fotos dos meus familiares por motivos óbvios).
Lembro também que a câmera deve estar apoiada, como na dica anterior. Não adianta usar o flash. O alcance é pequeno. Use o temporizador para você aparecer na fotografia também. Use o flash só quando fizer fotos individuais dos convidados e, nessa hora, acione o eliminador de olhos vermelhos. Fique alerta porque serão dois disparos do flash. O segundo é o que vale (o primeiro é para dilatar a pupila do fotografado). Normalmente, as pessoas desmancham o sorriso na primeira luz.
Outra conselho para você que resolveu ser o fotógrafo da família nestes momentos é começar fotografando desde a chegada dos primeiros convidados, carregando os presentes, as guloseimas, a mesa decorada, o presépio, até árvore com as crianças ao redor. E, claro, a troca de presentes. Detalhes são valiosos e vão tornar suas fotos mais emocionantes na hora de compartilhar com seus amigos.
Na troca de presentes, coloque a câmera no modo de disparo sequencial e foco rápido. Aperte o dedo no disparador. Nas fotos em sequência, as chances de conseguir captar a emoção das pessoas é maior. As fotografias que não ficarem boas podem ser deletadas no dia seguinte. As dicas são simples, mas o principal é usar a criatividade e surpreender.
Em breve, dicas de como tirar boas fotos na queima de fogos no réveillon.
Albari Rosa, Repórter fotográfico da Gazeta do Povo.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS