ONIRICIDADE é uma reflexão sobre a transformação das cidades. O processo de demolição de residências e edificações, contrapõe as construções antigas aos sinais da modernidade que vem surgindo.
A partir daí passa a vigorar uma nova relação entre o homem e o espaço, em que a noção de territorialidade se modifica e as relações sociais se contaminam pela derrubada da propriedade original. É o sinal inexorável da Evolução/Involução.
Para esse ensaio escolhi uma estética onírica para atrair o olhar para a história presente na arquitetura de construções históricas, usando a cor como elemento principal.
O céu em suas cores originais faz o olhar do espectador percorrer rapidamente a paisagem urbana, enxergando os detalhes da arquitetura na mesma velocidade.
Com a alteração, as formas e contornos destacam a poética visual, oferecendo ao espectador cores extravagantes que saltam à vista como se saíssem de um sonho.
Serviço:
Tânia Buchmann
Nasceu em Santo Ângelo – RS, vive em Curitiba.
Formada em Ciências Socias na UFPR, pós-graduada em História
da Arte Contemporânea, Estética e Fotografia no Século XX pela EMBAP, 2019 e em Fotografia Avançada, UniCuritiba 2013.
Sócia-fundadora da empresa Divinas Criaturas Fotografias.
É Supervisora e idealizadora do Curso e Especializações de Fotografia do Centro Europeu no qual também ministra aulas.
Profa. do Nano Curso de Criatividade no Centro Europeu.
É responsável pela curadoria das exposições do Centro Europeu.
Coordenadora do Concurso Fotográfico Euroclick.
Coordenadora e idealizadora do Curitiba Photo Week, Museu Oscar Niemeyer 2014 e do EuroArt, Centro Europeu, 2016.
Autora dos livros Estados Unidos de Cuba – um ensaio sobre
os antigos automóveis norte-americanos na ilha de Fidel,
Ed. Takano/SP, 2000; Os Olhos de Bergman, Ed. Imprensa
Oficial do PR, 2010, co-autora de A Camisa de Ouro, Ed.
Getz, 2006 e de Travessas & Travessias, Ed. Universidade Tuiuti, 2013.
Participou de diversas exposições individuais, coletivas e salões de arte.
Palestrante no Congresso FOTOINNOVATION – Processo Criativo, 2014 e no evento Mulheres Inspiradoras 2018.
Foi Premiada na Bienal de Artes de Blumenau, 2005 e no
11° Salão de Artes de Itajaí, 2008. Recebeu Menção honrosa no Salão de Artes de Jacarezinho, 2005 e no Salão Ctbano de Artes Visuais, 2018.
A exposição individual Os Olhos de Bergman foi exibida em São Paulo, 2008/2009, Centro Europeu, 2010, FNAC Curitiba, 2012, e no Espaço Itaú Cultural Ctba, 2017.
Exposição Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Guilherme Glück, Casa Andrade Muricy, 2011 Curitiba, exibida também no Festival de Cinema da Lapa, 2012.
Expôs no FESTimagem, Àguas da Prata, e na Casa Cor PR, 2016 no espaço “Instalação de Arte Fotográfica” do arquiteto André Bertoluci, além de outras mostras fotográficas.
É comentarista do Projeto “Viver Mais”, no Espaço Itaú de Cinema Curitiba.
Curadora da exposição FOTOGRAMA REVISITADO de autoria de Tiom Kim, no espaço Pátio Batel, 2018.