Certamente você já viu uma imagem onde o foco é somente em um objeto da imagem e o restante esta meio que borrada, sem nitidez, aparentando estar em movimento. Como esta imagem abaixo, por exemplo.
Isso é o que se chama de “panning”. Na linguagem técnica o panning é um efeito ótico de uma câmera fotográfica onde a velocidade do obturador esta mais lenta o que aumenta a exposição do assunto, em bom português, é o efeito que mostra o movimento da cena. Sendo assim o objeto em movimento fica dentro do foco enquanto o fundo parece estar em movimento.
Este efeito de fotografia é muito utilizado para fotografar corridas automobilísticas, competições de atletismo, pessoas correndo, andando de bicicleta, ou até mesmo animais em movimento.
Mas como fazer o Panning?
A técnica parece, em primeiro momento, ser bem complicada, mas nem tanto só exige um pouco de treino e prática. Vá tentando em várias fotos.
Com a ajuda de um tripé ou um monopé fica mais fácil atingir o panning nas suas fotografias.
Para conseguir o efeito, comece alterando a velocidade do obturador de sua câmera deixe em algo relativamente lento, uma dica é começar com 1/40, a partir daí você pode experimentar e regular a velocidade (normalmente algo entre 1/8 e 1/60 pode trazer bons resultados para a imagem) até obter o resultado desejado. Para as velocidades mais lentas a imagem de fundo ficará bastante tremida, já para as velocidades mais altas a nitidez do fundo da foto será melhor.
O conceito da confecção da fotografia é muito simples, quanto mais se diminui a velocidade do obturador de sua câmera mais tempo de exposição à imagem terá, dessa maneira as fotos saíram mais borradas em uma parte da fotografia, no caso o restante da paisagem.
Quando o objeto que deseja evidenciar na fotografia estiver se aproximando utilize algumas leis básicas da física ao seu favor, acompanhando o objeto com a sua câmera você poderá anular a sua movimentação. Aponte e foque no assunto em movimento e acompanhe junto com a câmera, clique e comece a tirar a foto. Como a velocidade do obturador esta lenta, quando a exposição terminar o objeto que estava em movimento ficará em foco enquanto o restante da imagem estará borrado. Porém isso só acontecerá se você conseguir seguir a velocidade do assunto com a sua câmera, por isso fica mais fácil com o uso do tripé ou monopé.
Uma boa dica e deixar o assunto um pouco distante, pois quanto mais longe estiver mais lentamente terá que acompanhá-lo com a sua câmera.
Galeria de Imagens: