O fotógrafo Sérgio Mendonça Jr. e a jornalista Alessandra Perrinchelli Bucholdz lançam nesta quinta-feira, às 19 horas, na Mansão Villa Hilda, em Ponta Grossa, o livro Ponta Grossa: imagens, histórias e lendas, pela ABC Projetos. O lançamento em Curitiba acontece no dia 03/11, na Livraria da Vila, no Pátio Batel, às 18h30. Aprovado pela Lei Rouanet e pela Lei Bepe, o livro traz cerca de 200 imagens de Ponta Grossa retratada pelos mais diversos ângulos e expressões, além de peculiaridades sobre sua história, sua cultura e suas lendas.
A proposta de editar o livro surgiu depois de um ensaio fotográfico com astrofotografias noturnas no Parque Estadual de Vila Velha, realizado pelo fotógrafo Sérgio Mendonça Jr. A exposição itinerante circulou pelo Paraná e outros estados, despertando em muitas pessoas o interesse pelo município. “O resultado deste trabalho me motivou ainda mais a continuar a exploração fotográfica sobre Ponta Grossa”, revela Mendonça.
Um dos desafios do livro é revelar a cidade aos próprios ponta-grossenses. “Muitas pessoas no seu itinetário diário passam todos os dias pelo nosso patrimônio histórico e cultural, sem enxergá-lo. Há muito da paisagem urbana e natural de Ponta Grossa a ser descoberta pelo próprio ponta-grossense”, assinala a jornalista Alessandra Bucholdz.
Os autores explicam que ao explorar a identidade arquitetônica e as belezas naturais da cidade o livro também contribui para promover o turismo e atrair visitantes para contemplar pessoalmente os atrativos da cidade. “Com uma história rica e cercada por uma geologia exuberante e intensa, Ponta Grossa tem uma capacidade enorme de despontar também através do turismo”, reforça Mendonça.
A utilização da lei de incentivo à cultura foi decisiva para a realização do projeto, através do direcionamento de parte do Imposto de Renda das empresas Abix Tecnologia, Caminhos do Paraná, Colegio Sepam, Helisul Taxi Aéreo, Kurashiki do Brasil, Mercadomovéis, Metalurgica Schiffer e Tozetto & Cia Ltda. O projeto também teve o patrocínio de pessoas físicas. “Essas empresas e pessoas valorizam e reconhecem a importância do fomento à cultura como fator de desenvolvimento social”, define Alessandra.
Parte da tiragem do livro está sendo distribuída gratuitamente a escolas e bibliotecas do município. “Essa é um estratégia que adotamos para democratizar o acesso ao livro, que estará disponível aos cidadãos”, explica a autora. O valor de venda de cada exemplar é R$ 40,00.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião