Pneu recapado custa 30 % de um novo e o motorista consegue fazer uma quilometragem semelhante a de um pneu zero, sem contar que o usuário pode fazer até duas recapagens gerando assim três vidas para cada carcaça, segundo a Associação brasileira do segmento de reformas de pneus (ABR). As carcaças dos pneus são projetadas para suportar esta sobrevida. O processo também tem resultados expressivos em se tratando do meio ambiente. Com o pneu ficando mais tempo em atividade milhares de carcaças deixam de serem descartadas na natureza, minimizando a poluição dos rios, matas e em outros recursos naturais. Os lixões também agradecem, já que deixam de receber toneladas de descarte de borrachas e carcaças de pneus. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial em dar uma vida mais longa aos pneus, colocando para rodar nas estradas mais de uma vez, só atrás dos Estados Unidos.
A recauchutagem de pneus é uma atividade com mais de 60 anos, responsável por recolocar no mercado mais de 8 milhões de pneus por ano, enquanto os fabricantes dos novos repõem 6 milhões, proporcionando uma economia para o setor de transporte de R$ 7 bilhões ano.
As recapadoras, borracharias e fabricas de borrachas geram aproximadamente 250 mil postos de trabalho, em sua maioria para pessoas com menor grau escolar, e a formação profissional é feita na própria empresa.
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