Street fooball no Trieste Stadium - Imagens Antônio More / Copyright © Todos os direitos reservados| Foto:
CARREGANDO :)

O Jogo Street Football. É basicamente um contra um, ou dependendo da galera dois contra dois e a fila de próximos esperando a vez. A dinâmica da partida é simples: driblar e fazer gol. Onde nasce o futebol moleque brasileiro.

O termo “Street ball” não tem origem apenas no jogo conhecido como Street Basketball – termo cunhado pelos norte-americanos, para as partidas de basquete descompromissadas – mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude e dos games. É o futebol pelo futebol; o que importa é a partida que esta acontecendo no momento. A origem do futebol moleque brasileiro.

Publicidade

O esporte é conectado à imagem do gueto, que tem ligação com a música (rap, hip hop,  funk e samba), o grafite e a cultura de periferia. Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Street Basketball, encontradas nos quintais de grandes cidades americanas. Com o crescimento dos games de futebol logo essa prática de Street fooball chegou às telas e as ruas de cidades do mundo todo, e hoje é recriada em campos de treinamentos como o da Categoria de base do Trieste Stadium que mantém vínculo com aproximadamente 150 atletas, de todas as categorias, do sub-11 ao sub-20 – em 2008 chegou a manter trinta garotos morando no clube. Mais 400 meninos são matriculados no projeto de iniciação esportiva, treinando em canchas de grama sintética e quadras de futsal. Fora a incontável lista de espera para as peneiras.

Segundo os preparadores físicos e coordenadores do Trieste “O atendimento é mais humano. Nós nos preocupamos com todos os detalhes”, explica Azevedo, um dos preparadores da molecada.

O Trieste foi semifinalista nas categorias infantil, juvenil e júnior no Paranaense-08. Dezessete atletas criados no clube, que tem a sede em Santa Felicidade, estão espalhados por seis equipes da Série A – Atlético (2), Atlético-MG (3), Coritiba (3), Goiás (2), Grêmio (4) e Internacional (3).

 

Publicidade

Imagens do Antônio More Fotojornalista.