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Imagem ilustrativa.| Foto: Marcio Antonio Campos com Midjourney

– “Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada.”

– Sabia que isso daí não é do Maiakovski?

– Não?!

– Não, é de um brasileiro; Eduardo alguma coisa, não lembro o sobrenome.

– Tem uma foto da minha mãe em uma manifestação pelas “Diretas Já” usando uma camiseta com esse poema.

– Ele ficou famoso pela ditadura, dessa covardia que calou tantos antes que fossem calados pela censura.

Hoje todos dizem tudo. A internet deu um megafone pra cada um mesmo. Ninguém fica em silêncio

– Baita poema, não?

– É uma carta passável, não mais do que isso. Tanto que se você ler em prosa fica melhor do que em verso.

– Acho que estamos repetindo a história. Estamos na fase da flor roubada, talvez do cão morto.

– Com a diferença de que hoje todos dizem tudo. A internet deu um megafone pra cada um mesmo. Ninguém fica em silêncio.

– Será?

– Se roubarem tua flor, você não postaria algo em alguma rede social?

– Sim.

– Imagine, então, se matarem o teu cão.

– É. Mas não acho isso ruim.

– Talvez, mas se é assim o poema não se aplica mais. Nosso problema seria outro.

– Não sei se entendi.

– É uma Babel virtual, todos cheios de intensidade apaixonada, até os bons sem convicção se tornam furiosos virtualmente.

– Babel? Mas não tem a ver com Deus aqui.

– Você não conhece a história de Babel, né?

– Por cima.

– Pesquise.

Todo mundo acha menos pior ser o sujeito covarde do poema que demora a tomar uma atitude contra o mal. Mas a verdade é que nosso comportamento atual está mais para quem pisa nas flores mesmo

– Você acha inútil dizer as coisas, reclamar, botar a boca no trombone?

– Todo mundo acha menos pior ser o sujeito covarde do poema que demora a tomar uma atitude contra o mal do que aqueles que roubam as flores. Mas a verdade é que nosso comportamento atual está mais para quem pisa nas flores mesmo. Me pergunto quando começaremos a matar os cães também.

– Eu jamais faria isso.

– Faria, todos faríamos. Ou você acha que na Alemanha nazista os alemães eram todos maus?

– Acho que não, não sei.

– Assista a um filme chamado Um homem bom, com o Viggo Mortensen. Aliás, o diretor é brasileiro, Vicente Amorim. Conta a história de um professor universitário cujas pesquisas serviriam para construírem a câmara de gás. Durante o filme, nos momentos mais decisivos para ele, em que tinha de escolher se aceitaria ajudar o governo, aparecem uns músicos tocando que só ele vê e escuta. É um símbolo da sua consciência moral, alertando do erro de aceitar. Mas ele aceita, sem se dar conta de que isso o transformava, pouco a pouco, num monstro, mesmo sem intenção maldosa no que fazia. Até o fim ele se considerava um homem bom.

– É a banalidade do mal que aquela filósofa lá falava, né?

– Acho que ainda não, a banalidade viria depois. 

– Não sei se entendi seu ponto, sinceramente.

Os cafés chegaram. Alguns instantes de silêncio. O suficiente para o som da tevê ligada invadir a conversa: “Por que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estuprou ela? Que monstro vai sair do ventre dessa menina?”

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
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