Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Franklin Ferreira

Franklin Ferreira

Igreja evangélica, Evangelho, teologia moral, história e cultura. Coluna atualizada às quintas-feiras

Solidariedade

Chamado à oração e apoio ao povo do Rio Grande do Sul

Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pela enchente histórica do Rio Grande do Sul.
Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pela enchente histórica do Rio Grande do Sul. (Foto: EFE/Isaac Fontana)

Ouça este conteúdo

O The Gospel Coalition (TGC, ou “Coalizão Evangélica”) é uma rede de pastores e líderes evangélicos fundada em 2005, nos Estados Unidos, por D. A. Carson, professor emérito de Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School, e Timothy Keller, pastor fundador da Redeemer Presbyterian Church, em Nova York, falecido em 2023. A orientação teológica do TGC é reformada, com ênfase na pregação do Evangelho, na conversão pessoal e na transformação cultural. Sua influência se dá por meio de conferências, de seu site, de publicações e de outros projetos. E esta, como diz Carson, é “uma organização independente – autogovernada, autossustentada e autopromovida [...] – ligada a outras coalizões semelhantes ao redor do mundo em seu compromisso doutrinário e ministerial”.

Em 2018, na 34.ª Conferência Fiel para Pastores e Líderes, foi lançado o segmento brasileiro do TGC, a Coalizão pelo Evangelho. Forjada num ambiente de amizade e colaboração ministerial que, em alguns casos, remonta a 25 anos ou mais, a Coalizão é uma aliança para promover a causa do Reino de Deus e sua mensagem central, isto é, “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15,3-4). A Coalizão é guiada pelos documentos fundamentais do TGC: a Declaração Confessional e a Visão Teológica de Ministério. Ambos são comentados na obra O Evangelho no Centro, organizada por Carson e Keller.

A Coalizão pelo Evangelho convida a todas as igrejas cristãs do Brasil, guiadas pelo amor ao próximo, a unirem-se em oração e ação em favor do estado do Rio Grande do Sul.

Pedido de oração e apoio ao povo do Rio Grande do Sul

Aos irmãos e irmãs em Cristo,

Nas últimas semanas, temos testemunhado uma série de eventos devastadores que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Fortes chuvas causaram desmoronamentos, interditaram estradas e aeroportos, e resultaram em aluimentos de terra, deixando inúmeras famílias desabrigadas. Os impactos são severos e muito graves: há relatos dolorosos de mortes e desaparecimentos, e as necessidades das comunidades afetadas são imensas. Além disso, sabe-se de comércios fechados, plantações destruídas, e um dano incalculável à infraestrutura de muitos municípios.

Que o povo de Deus possa responder ao chamado para servir, como instrui as Sagradas Escrituras, os órfãos, as viúvas e os necessitados, exemplificando o amor de Cristo por meio de nossas ações

Como corpo de Cristo, somos chamados a estender nossas mãos em tempos de necessidade, por meio de nossas orações, de nosso apoio presencial e de nossas ofertas. Portanto, convidamos todas as igrejas do Brasil, guiados pelo amor ao próximo a unirem-se em oração e ação em favor do povo do estado do Rio Grande do Sul.

Pedimos orações fervorosas para que:

O Senhor faça cessar as chuvas e estas deem lugar a dias de sol, permitindo que as águas escoem e os trabalhos de resgate e reconstrução possam prosseguir;
As autoridades atuem de maneira rápida e eficiente no socorro às vítimas;
A solidariedade se manifeste na forma de doações de roupas, alimentos e recursos financeiros, atendendo às urgências daqueles que perderam tudo;
Os recursos necessários para a recuperação das áreas afetadas cheguem sem demoras, facilitando uma reconstrução rápida e eficaz;
Conforto, graça e paz preencham os corações daqueles que enfrentam o luto e as perdas, sentindo o amor e o cuidado especialmente da comunidade cristã.
Que haja oportunidades de levar esperança de salvação, consolo e esperança em Cristo pela pregação do evangelho ao povo gaúcho.

Além das orações, encorajamos a todos que procurem contribuir de forma prática. Há instituições sérias e igrejas evangélicas que podem receber os donativos e encaminhá-los com bom discernimento aos que têm necessidade e se vêm vulneráveis por esta grande catástrofe. Doações de bens de primeira necessidade podem ser entregues nos pontos de coleta organizados pelas igrejas locais; contribuições financeiras podem ser dirigidas às organizações confiáveis que estão trabalhando diretamente nas áreas afetadas; voluntários são necessários para auxiliar nas operações de resgate e nos abrigos temporários, especialmente daqueles que vivem nas imediações do estado do Rio Grande do Sul.

Este é um momento de manifestar amor ao próximo, graça e compaixão. Que o povo de Deus possa responder ao chamado para servir, como instrui as Sagradas Escrituras, os órfãos, as viúvas e os necessitados, exemplificando o amor de Cristo por meio de nossas ações. Juntos, com a graça de Deus, podemos ajudar a aliviar o sofrimento e reconstruir as vidas daqueles afetados por esta tragédia.

Em Cristo,
Coalizão pelo Evangelho

Algumas instituições que recomendamos

Pix da Primeira Igreja Batista em Canela: 08.549.556/0001-43 – identifique sua oferta como auxílio a famílias.
Pix da Igreja em Reforma em Porto Alegre: igrejaemreforma@gmail.com – colocar no valor final da doação R$0,02 para identificar que é para a auxílio às vítimas da enchente.
Pix da Assembleia de Deus Porto Alegre: sosilhasopa@gmail.com
Pix da Igreja Graça Soberana em Rio Grande: 43.006.754/0001-61
Pix da Igreja Batista Filadélfia em Canoas: 90.811.910/0001-47
Pix da Igreja Conde em Porto Alegre: homens@conde.org.br
Pix da Igreja Viela em Novo Hamburgo: 46388597000194
Pix da Igreja Presbiteriana de Canoas: ipcanoas@ipb.org.br – ao enviar sua doação, inclua 11 centavos no valor. Se for possível, escreva “TGC” na descrição do Pix.
Pix Igreja Vintage: socialvintagepoa@gmail.com (Lucas Martyres)
Pix Ajuda Barnabas: brasil@barnabasaid.org CNPJ: 41.372.907/0001-6 – ao enviar a doação escreva projeto 1629 ou Desastres Naturais no Sul do Brasil.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.