Ouça este conteúdo
O The Gospel Coalition (TGC, ou “Coalizão Evangélica”) é uma rede de pastores e líderes evangélicos fundada em 2005, nos Estados Unidos, por D. A. Carson, professor emérito de Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School, e Timothy Keller, pastor fundador da Redeemer Presbyterian Church, em Nova York, falecido em 2023. A orientação teológica do TGC é reformada, com ênfase na pregação do Evangelho, na conversão pessoal e na transformação cultural. Sua influência se dá por meio de conferências, de seu site, de publicações e de outros projetos. E esta, como diz Carson, é “uma organização independente – autogovernada, autossustentada e autopromovida [...] – ligada a outras coalizões semelhantes ao redor do mundo em seu compromisso doutrinário e ministerial”.
Em 2018, na 34.ª Conferência Fiel para Pastores e Líderes, foi lançado o segmento brasileiro do TGC, a Coalizão pelo Evangelho. Forjada num ambiente de amizade e colaboração ministerial que, em alguns casos, remonta a 25 anos ou mais, a Coalizão é uma aliança para promover a causa do Reino de Deus e sua mensagem central, isto é, “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15,3-4). A Coalizão é guiada pelos documentos fundamentais do TGC: a Declaração Confessional e a Visão Teológica de Ministério. Ambos são comentados na obra O Evangelho no Centro, organizada por Carson e Keller.
A Coalizão pelo Evangelho convida a todas as igrejas cristãs do Brasil, guiadas pelo amor ao próximo, a unirem-se em oração e ação em favor do estado do Rio Grande do Sul.
Pedido de oração e apoio ao povo do Rio Grande do Sul
Aos irmãos e irmãs em Cristo,
Nas últimas semanas, temos testemunhado uma série de eventos devastadores que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Fortes chuvas causaram desmoronamentos, interditaram estradas e aeroportos, e resultaram em aluimentos de terra, deixando inúmeras famílias desabrigadas. Os impactos são severos e muito graves: há relatos dolorosos de mortes e desaparecimentos, e as necessidades das comunidades afetadas são imensas. Além disso, sabe-se de comércios fechados, plantações destruídas, e um dano incalculável à infraestrutura de muitos municípios.
Que o povo de Deus possa responder ao chamado para servir, como instrui as Sagradas Escrituras, os órfãos, as viúvas e os necessitados, exemplificando o amor de Cristo por meio de nossas ações
Como corpo de Cristo, somos chamados a estender nossas mãos em tempos de necessidade, por meio de nossas orações, de nosso apoio presencial e de nossas ofertas. Portanto, convidamos todas as igrejas do Brasil, guiados pelo amor ao próximo a unirem-se em oração e ação em favor do povo do estado do Rio Grande do Sul.
Pedimos orações fervorosas para que:
O Senhor faça cessar as chuvas e estas deem lugar a dias de sol, permitindo que as águas escoem e os trabalhos de resgate e reconstrução possam prosseguir;
As autoridades atuem de maneira rápida e eficiente no socorro às vítimas;
A solidariedade se manifeste na forma de doações de roupas, alimentos e recursos financeiros, atendendo às urgências daqueles que perderam tudo;
Os recursos necessários para a recuperação das áreas afetadas cheguem sem demoras, facilitando uma reconstrução rápida e eficaz;
Conforto, graça e paz preencham os corações daqueles que enfrentam o luto e as perdas, sentindo o amor e o cuidado especialmente da comunidade cristã.
Que haja oportunidades de levar esperança de salvação, consolo e esperança em Cristo pela pregação do evangelho ao povo gaúcho.
Além das orações, encorajamos a todos que procurem contribuir de forma prática. Há instituições sérias e igrejas evangélicas que podem receber os donativos e encaminhá-los com bom discernimento aos que têm necessidade e se vêm vulneráveis por esta grande catástrofe. Doações de bens de primeira necessidade podem ser entregues nos pontos de coleta organizados pelas igrejas locais; contribuições financeiras podem ser dirigidas às organizações confiáveis que estão trabalhando diretamente nas áreas afetadas; voluntários são necessários para auxiliar nas operações de resgate e nos abrigos temporários, especialmente daqueles que vivem nas imediações do estado do Rio Grande do Sul.
Este é um momento de manifestar amor ao próximo, graça e compaixão. Que o povo de Deus possa responder ao chamado para servir, como instrui as Sagradas Escrituras, os órfãos, as viúvas e os necessitados, exemplificando o amor de Cristo por meio de nossas ações. Juntos, com a graça de Deus, podemos ajudar a aliviar o sofrimento e reconstruir as vidas daqueles afetados por esta tragédia.
Em Cristo,
Coalizão pelo Evangelho
Algumas instituições que recomendamos
Pix da Primeira Igreja Batista em Canela: 08.549.556/0001-43 – identifique sua oferta como auxílio a famílias.
Pix da Igreja em Reforma em Porto Alegre: igrejaemreforma@gmail.com – colocar no valor final da doação R$0,02 para identificar que é para a auxílio às vítimas da enchente.
Pix da Assembleia de Deus Porto Alegre: sosilhasopa@gmail.com
Pix da Igreja Graça Soberana em Rio Grande: 43.006.754/0001-61
Pix da Igreja Batista Filadélfia em Canoas: 90.811.910/0001-47
Pix da Igreja Conde em Porto Alegre: homens@conde.org.br
Pix da Igreja Viela em Novo Hamburgo: 46388597000194
Pix da Igreja Presbiteriana de Canoas: ipcanoas@ipb.org.br – ao enviar sua doação, inclua 11 centavos no valor. Se for possível, escreva “TGC” na descrição do Pix.
Pix Igreja Vintage: socialvintagepoa@gmail.com (Lucas Martyres)
Pix Ajuda Barnabas: brasil@barnabasaid.org CNPJ: 41.372.907/0001-6 – ao enviar a doação escreva projeto 1629 ou Desastres Naturais no Sul do Brasil.
Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos