Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
GAMEFIQUE-SE

GAMEFIQUE-SE

Os negócios e oportunidades que estão acontecendo na maior indústria do entretenimento da atualidade: games. Por Daniel Coelho.

Indústria de games

De narradores a especialistas em IA: as carreiras emergentes na indústria de jogos

Streamer
Com a ascensão de tecnologias como o Metaverso, a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada, muitas profissões novas surgiram nos últimos anos dentro da indústria dos jogos. (Foto: Dragos Condrea / Freepik)

Ouça este conteúdo

As profissões relacionadas aos jogos, há não muito tempo, cerca de 20 ou 30 anos, eram quase exclusivamente voltadas para programadores. Quem não tinha grandes habilidades nessa área, dificilmente encontrava um lugar na indústria. Muitos jogos foram construídos por profissionais que se arriscavam em outras frentes para tornar um jogo realidade. Programadores se aventuravam em design, criando gráficos e outros, em roteiro, criando a narrativa e diálogos dos jogos, dentre outras funções.

Com o crescimento da concorrência e o mercado tornando-se bilionário (lembrando que em 2023 a expectativa é que ele ultrapasse a marca de 200 bilhões de dólares), a profissionalização aconteceu e cada macaco pulou para o seu galho.

Além disso, com a ascensão de tecnologias como o Metaverso, a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada, muitas profissões novas surgiram nos últimos anos. Separei algumas que encontrei fazendo uma busca no LinkeIn a titulo de curiosidade. São elas:

  • Designer de Narrativa: responsável pela construção do roteiro, das personas, dos personagens e seus diálogos.
  • Especialista em Inteligência Artificial: responsável por desenvolver e/ou implementar ferramentas de Inteligência Artificial nos jogos. Isso pode ocorrer de várias formas, mas uma das mais esperadas é a criação de histórias mais orgânicas, que acontecem conforme as ações e reações do personagem. Esqueça as fases e missões como conhecemos, elas serão construídas em tempo real.
  • Especialista em Monetização: os jogos de hoje obtêm grande parte de suas receitas por meio de microtransações que acontecem dentro deles. Só na Activision, por exemplo, dos 7,5 bilhões de dólares de faturamento em 2022, 5,8 bilhões vieram de vendas dentro dos jogos, assinaturas, entre outros. Isso explica porque jogos como Warzone e Fortnite podem ser baixados gratuitamente.
  • Especialista em Marketing de Jogos: responsável por planejar e executar estratégias de marketing para promover jogos em diferentes canais, como mídias sociais, influenciadores, publicidade paga, entre outros. O objetivo é atrair mais jogadores e aumentar as receitas dos jogos.

Como pode ver, o mercado de jogos evoluiu e está com altíssima demanda. Até mesmo quem é um zero à esquerda em programação pode conseguir uma carreira – e uma remuneração com alguns zeros à direita.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.