Se você acha que a maior sofisticação que a câmera de um smartphone pode ter são filtros e stickers de orelhas de cachorro, está na hora de rever seus conceitos! Mesmo pensando em funcionalidades mais úteis, como fotografar páginas de livros, é possível levar sua produtividade a um novo patamar.
Eis uma seleção com 11 usos inteligentes que você pode fazer com a câmera de seu smartphone. No final do post, você encontrará uma lista com todos os aplicativos citados, junto com seus respectivos links.
1. Scanner de documentos, cartões de visitas e Post-its
Não basta fotografar um documento e guardar no rolo da câmera. O ideal é usar um aplicativo que interprete a foto como um scan e dê o devido tratamento à imagem, corrigindo bordas e acertando cores e sombras. Entre os melhores aplicativos, temos os gratuitos CamScanner (iOS e Android), Office Lens, da Microsoft (iOS e Android) e Scannable (iOS).
Muita gente desconhece, mas o Evernote, além de ser um aplicativo de notas, é um excelente scanner. A vantagem é poder salvá-los e organizá-los após o escaneamento, tornando-os ainda “buscáveis” a partir da ótima ferramenta de OCR — sigla em inglês para reconhecimento ótico de caracteres. Isso significa que ele lê e reconhece textos dentro das imagens. É possível também fazer com que o Evernote trate o documento como cartão de visita ou Post-it; neste caso, você poderá atribuir as cores à cadernos ou etiquetas e ainda definir alarmes. Gosto muito de usar Post-its em capas de livros de biblioteca, colocando alarme no Evernote para não perder o prazo de devolução.
Quanto aos cartões de visita, o Evernote não só escaneia como também extrai informações para que possam ser editadas e salvas nos contatos de seu smartphone. Você pode vincular o Evernote ao seu LinkedIn: se o dono do cartão tiver perfil lá também, ele é rapidamente encontrado e você poderá adicioná-lo na hora.
2. Extrator de textos
A ABBYY é empresa criadora do excepcional FineReader, software para Windows e Mac que edita, converte e extrai textos trabalhando com OCR nos formatos Office, PDF e outros. Há uma versão móvel mais espartana, para iOS e Android, chamada TextGrabber. Ele fotografa e extrai textos de documentos em papel e permite compartilhá-los, traduzi-los e até editá-los no Word. O app é pago, mas vale cada centavinho.
3. Leitor de código de barras para pagar contas
O internet banking móvel é um fenômeno brasileiro. Se o internet banking convencional demorou para decolar, graças às nossas barreiras de acesso à banda larga, com os apps se deu o oposto, graças à popularidade dos smartphones. Segundo a Febraban, o mobile banking é o canal preferido dos brasileiros para serviços bancários, tendo sido responsável por 21,9 bilhões das transações realizadas em 2016 – um crescimento de 96% em relação a 2015.
E realmente não há canal mais prático que os apps de banco: eles estão maduros, completos e funcionais. Minha ferramenta favorita sem dúvida é o pagamento de boletos, que é bem mais eficiente via app que via PC: basta ativar o leitor de código de barras, posicionar a câmera sobre o papel e pronto. Nada de digitar números gigantes.
4. Pesquisador de preços
Aplicativos de lojas, buscadores e comparadores de preços já incorporaram uma ferramenta que se tornou muito útil para os consumidores: realidade aumentada. Se você pegar um livro da mão de um colega e gostar, poderá ali mesmo fotografar a capa e deixar que o comparador de preços encontre as melhores ofertas, podendo ali mesmo já efetuar a compra.
5. Auxiliar diagnóstico
Até na área médica as câmeras podem ajudar as pessoas, podendo inclusive salvar vidas. É o caso do SkinVision, desenvolvido por estudantes para auxiliar as pessoas a identificar quais pintas, manchas e lesões de pele podem se tornar câncer. Basta posicionar a câmera sobre a área suspeita. Claro que o app não é 100% preciso e não substitui o médico, mas sem dúvida tem um papel educativo importante e pode ajudar no diagnóstico precoce, fase em que há maiores chances de cura.
6. QR code de conteúdos
O QR Code é uma tecnologia que tem mais de uma década, mas continua evoluindo. Hoje ele faz parte de ecossistemas com realidade aumentada e até busca semântica. Um exemplo bem prático é o Mobile View, que algumas editoras usam em suas revistas. Com um app como o Blippar, você posiciona a câmera em páginas com o referido ícone e acessa conteúdos extras em áudio e vídeo.
7. Pesquisador de objetos e lugares
O mesmo app Blippar que expande o conteúdo de revistas e impressos em geral também faz buscas por objetos. Posicionando a câmera sobre eletrodomésticos, mobiliário e outros bens de consumo, o app faz pesquisas na web e até redireciona para lojas, caso se deseje comprar o produto.
Em conjunto com o GPS de seu aparelho, você pode, enquanto caminha pela rua, apontar seu aparelho para a rua e obter dicas de lojas, serviços e muito mais. Apps de mapas, como o Waze, já possuem funcionalidades parecidas. Até games, como o popular Pokémon Go, febre do ano passado, já mescla mapas, GPS e câmera para trazer um ar de realidade à diversão.
8. Tradutor
Que tal posicionar sua câmera sobre uma emnalagem de produto eacrita em chinês e visualizar a tradução na hora, pela própria tela do smartphone? Essa é minha “bruxaria” favorita do Google Tradutor, que também funciona com outdoors e placas de trânsito.
9. Assistente de arquitetura e decoração
Indeciso sobre a cor com que deseja pintar as paredes do seu quarto? Está montando um home-office mas está com dificuldade em calcular as medidas do cômodo e do mobiliário? Há uma série de apps tanto para Android quanto iPhone que podem colocar em seu smartphone um verdadeiro canivete suíço: trena virtual, mini CADs, e até medidores via realidade aumentada. Recentemente, uma empresa de tintas lançou seu aplicativo que torna mais fácil escolher as cores do seu ambiente. Ele pode até capturar as cores e tons de já existentes, e a fidelidade dependerá da qualidade de sua câmera. Depois, é só se dirigir a uma loja com sua seleção e as tintas são produzidas na hora.
10. Contador de calorias
Um dos meus aplicativos de saúde e fitness favoritos, o MyFitnessPal, escaneia o código de embalagens de alimentos e incopora suas informações nutricionais à sua tabela de ingestão diária, permitindo um controle mais prático de suas metas calóricas.
Mas o melhor está por vir: empresas já prometem para um futuro próximo uma solução que calculará todas as calorias e nutrientes emvolvidos em um prato de comida. Será que vai funcionar?
11. Corretor de provas
O app Simplifica surge como um salva-vidas na vida de professores, principalmente aqueles que lidam com grande quantidade de alunos e turmas. Primeiro, cadastra-se no app as turmas, alunos e provas. Depois de ter aplicado a prova e preparar o app, o professor pode iniciar o processo de correção dos gabaritos. Durante a correção, o aplicativo liga a câmera do celular que fará a leitura do gabarito. Na sequência, o professor confere se todas as respostas foram registradas corretamente e atribui o gabarito para um aluno da turma que aquela prova foi aplicada. Depois, é possível ver dados e estatísticas de desempenho no próprio app.
E vocês, qual sua utilidade favorita para a câmera de seu smartphone?
*Atualização em 11/07/2017: o post passou de 10 para 11 usos inteligentes para incluir o app Simplifica.
Aplicativos citados
Evernote
TextGrabber
SkinVision
Office Lens
Scannable
CamScanner
BlipparMyFitnessPal
Simplifica
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast