O Brasil tem passado por uma severa crise econômica, com índices altos de desemprego em todos os setores. A área de TI não ficou atrás. Porém, é um setor em franca expansão no país e com um potencial imenso de crescimento.
Para ajudar na recolocação de profissionais, o portal Curitiba TI está no ar desde agosto de 2015 divulgando vagas e eventos para o mercado de Tecnologia da Informação em Curitiba e região. Atualmente com mais de 3 mil profissionais cadastrados e mais de 200 empresas, o portal organiza, desde o ano passado, um evento chamado RecrutaTech, que tem como objetivo gerar o netwoking e levar conteúdo sobre carreira e empreendedorismo para os profissionais e empreendedores.
No próximo sábado, dia 16, sábado, acontece a terceira edição do RecrutaTech, e eu terei a honra de proferir a palestra de abertura, contando minha trajetória pessoal. Abordarei temas como marketing pessoal, posicionamento em redes sociais, desafios, perdas e recomeço. Tudo a ver com o cenário que o país vive hoje.
Em um bate-papo rápido com o organizador do evento, Welington Silva, conversamos sobre o mercado atual de TI, em especial, recolocação profissional. No final de 2015 e durante todo o ano de 2016 houve uma queda significativa no número de vagas que estavam sendo divulgadas no portal. Na verdade, o grande fenômeno percebido foi uma dificuldade dos profissionais iniciantes buscarem seu lugar no mercado de trabalho pois as empresas estavam optando por profissionais já experientes e prontos para atuar nos times. Ou seja: equipes enxutas com poucos integrantes não tem condições de treinar profissionais iniciantes. Somente no final de 2016 e no começo de 2017 notou-se uma melhora, mas ainda em ritmo lento. Confira: