Ingeborg Camargo, ou apenas Ing, é a pioneira das mulheres no mercado de ações brasileiro, onde opera desde 1961, quando ajudou a fundar a Omar Camargo Corretora. Hoje, aos 88 anos, com a corretora sob o comando dos netos, ela continua investindo e recomendando esse tipo de aplicação. Nesta quarta-feira, ela recebeu uma homenagem das mãos do diretor da Expo Money, Raymundo Magliano Neto, pela preocupação que sempre expressou pelos investidores independentemente do valor de suas aplicações. “Não podemos discriminar. Temos que pensar que, com a ajuda de um bom corretor, um pequeno investidor pode se tornar um grande investidor”, resumiu Ing logo após receber a homenagem, quando falou com a reportagem da Gazeta do Povo.
Acompanhando o mercado de ações há quase 50 anos, que avaliação a senhora faz dessa crise econômica?
Nunca enfrentamos uma crise tão grave como agora. Mas continuamos trabalhando, com cautela, como sempre deve ser feito em situações de crise. Se superamos outras crises, também vamos superar mais uma.
O mercado acionário já sinaliza alguma recuperação?
Tenho uma intuição de que ainda vamos atravessar um período muito grave, com uma alta no desemprego. Mesmo assim, considero este um bom momento para aplicar, já que, logo em seguida, a crise deve ser superada.
Quais são os passos que devem ser seguidos por um investidor?
Todo investidor deve começar com a poupança, passando para a renda fixa até reunir informações e atingir maturidade suficiente para operar no mercado de ações
Qual o conselho para quem ainda esta começando a investir?
Ter forca e garra, e não desanimar. Se você tem uma poupança e pode aplicar, deve aplicar. Invista, este é o conselho.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; assista ao Entrelinhas
Deputado francês compara carne brasileira a lixo em votação sobre o acordo Mercosul-UE