Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
GazzConecta Colab

GazzConecta Colab

Canal de colaboração do GazzConecta de compartilhamento de opiniões sobre nova economia, startups e inovação

Habilidades interpessoais

Como as soft skills se tornaram indispensáveis no mercado de tecnologia?

Pessoas trabalhando
O mercado de tecnologia, tradicionalmente focado em habilidades técnicas, têm começado a perceber a importância das soft skills. (Foto: Freepik)

Ouça este conteúdo

Muito mais que demanda, o mercado de tecnologia tem exigido dos profissionais um elevado nível de habilidades que, nos últimos anos, avançaram para além das hard skills. É nesse contexto que temos visto uma crescente demanda por profissionais que possuam soft skills. Isso se deve ao fato de que, cada vez mais, as empresas percebem que as habilidades comportamentais são fundamentais para o sucesso das empresas.

Fato é que, o mercado de tecnologia, tradicionalmente focado em habilidades técnicas, têm começado a perceber a importância dessas habilidades comportamentais. Isso se deve, em muito, ao fato de que as empresas estão cada vez mais preocupadas em criar ambientes de trabalho mais inclusivos, colaborativos e que promovam o bem-estar das equipes. Para isso, é crucial ter profissionais que saibam se comunicar bem, trabalhar em equipe, resolver problemas de maneira eficaz e agir de forma proativa.

De acordo com um levantamento publicado pela Gama Academy no início de 2023, as soft skills mais desejadas pelos empregadores no setor de tecnologia são: comunicação (62%), trabalho em equipe (51%), resolução de problemas (45%), proatividade (41%) e pensamento analítico (32%). Esses resultados mostram que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as habilidades técnicas no mercado de tecnologia.

Outro ponto é que o mercado de tecnologia está se tornando cada vez mais competitivo. Neste cenário, não basta apenas oferecer um serviço inovador, é importante também se diferenciar das concorrentes. E uma maneira de fazer isso é por meio do desenvolvimento de uma cultura corporativa forte e uma equipe de profissionais altamente qualificados, o que se consegue não só com habilidades técnicas, mas também com as soft skills.

Por fim, é necessário ressaltar que as soft skills não são apenas importantes para os empregadores, mas também para os próprios profissionais. Desenvolver essas habilidades pode ser o caminho para uma carreira de sucesso no mercado de tecnologia, sendo um diferencial estratégico também para os profissionais. Por isso, é importante que os profissionais do setor de tecnologia desenvolvam suas habilidades comportamentais para ter sucesso em suas carreiras.

*Guilherme Junqueira é CEO da Gama Academy.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.