Você tem ideia de quantos quilos de alimentos jogamos fora todo dia?
Pasme: 39 milhões de quilos/dia! Esse desperdício é suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas.
Com o objetivo de minimizar os efeitos da fome, a partir do combate ao desperdício de alimentos e promovendo educação e cidadania, a ONG Banco de Alimentos foi criada.
Mas como isso acontece? Através de uma logística muito bem organizada, são recolhidas as sobras de comercialização, isto é, o que não foi vendido e está excelente para o consumo e teria o lixo como destino. Geralmente os doadores são micro, pequenos, médios e grandes empresários da área de alimentação que entendem que é muito melhor direcionar este alimento para seres humanos que jogá-los no lixo.
Os números de re-destinação dos alimentos impressionam:
Hoje a ONG atua em São Paulo, mas se você gostou da ideia e quer ajudar, pode participar da campanha “9, você pode!”:
Com R$9, além de proporcionar 3 refeições ao dia para uma pessoa durante um mês, a equipe da ONG ensina comunidades carentes como manipular, armazenar e aproveitar integralmente os alimentos, tanto para que não haja sobras, como para fazer render todo seu valor nutricional, através de oficinas culinárias.
Sempre há uma forma de ajudar. Encontre aquela que melhor se enquadra no seu perfil e contribua para a construção de um mundo mais justo!
*Artigo escrito por Elaine Tezza, colaboradora do Instituto GRPCOM em Foz do Iguaçu.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS