Você já imaginou ter uma rede social inteira te ajudando a colocar em prática aquele projeto tão sonhado? Já é possível, graças à “Vaquinha Eletrônica”, um financiamento virtual onde internautas do mundo todo financiam projetos das mais diferentes áreas: festas, shows, documentários, projetos sociais. Enfim, realmente tem para todos os gostos!
Como funciona
O autor da ideia lança seu projeto no site e estipula quais serão as contrapartidas para os investidores (oferta ou desconto na utilização de um determinado serviço ou produto que seja fruto do projeto). Quando o total necessário para implementar for atingido, o projeto é executado. Do contrário, quando não é alcançado, o autor da ideia pode devolver o dinheiro aos investidores dependendo das modalidades de investimento.
As iniciativas com maior taxa de adesão dos últimos anos foram as que envolviam contribuições para projetos criativos, culturais ou tecnológicos, sendo acompanhadas de recompensas, fossem elas produtos, serviços ou experiências.
O Jornal da Globo fez uma matéria sobre como os brasileiros estão aderindo à vaquinha eletrônica para realizar projetos no link G1. Mais informações também no CrowdFunding.
*Artigo escrito por Elaine Tezza, colaboradora do Instituto GRPCOM em Foz do Iguaçu
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião