O ditado popular já diz que amigos são os irmãos que escolhemos. E quando se trata do melhor amigo do homem, a frase literalmente acontece!
Quando resolvemos ter um cachorro, logo nos vem em mente procurar um pet shop ou ir à uma feira de animais para escolher um de estimação. Grande, pequeno, pêlo curto ou cumprido, raça, cor. Qual o melhor tipo de cão pra você?
E mais: antes de pensar nisso tudo, que tal cogitar adotar um cachorro, ao invés de comprar?
Hoje no Brasil existem milhões de cachorros vivendo nas ruas e, na melhor das hipóteses, em abrigos. Nesses lugares eles recebem comida e um teto, mas ainda não tem um lar, um dono, alguém para dar toda sua lealdade.
Adotar um melhor amigo é uma atitude não só sustentável quanto cidadã. Segue uma lista de pontos positivos para essa boa ação:
– Menos abandono: todos os dias, milhares de cachorros são abandonados nas ruas do nosso país. Adotando um cão, você estará ajudando o diminuir esse triste número que cresce cada dia mais;
– Muito mais fidelidade: por terem morado nas ruas, os cachorros adotados tendem a ser mais fiéis, farão de tudo para agradar seu novo dono e retribuir o amor e carinho que recebem;
– Menos acidentes: com menos cachorros nas ruas, o número de acidentes de carro e atropelamentos pode diminuir;
– Mais saúde: com um cuidado e alimentação adequada, os riscos de zoonoses são cortados pela raiz.
O site Adotar é tudo de bom traz informações sobre o tema e, ainda, uma lista de abrigos espalhados pelo país.
E você, o que acha disso? Já pensou em adotar? Já adotou?
Deixe seu depoimento e ajude a divulgar essa boa prática!
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.