• Carregando...
Bolo sem receita
| Foto:

O trabalho comunitário é uma possibilidade de mudanças no cenário social, cultural, econômico de nossa sociedade e há vários bons exemplos disso. Principalmente porque os agentes comunitários visam compreender inicialmente as necessidades da comunidade em questão e auxiliar aquele grupo de pessoas a entender que pode ser protagonista de sua história e agente de transformação social.

Diante de um cenário de precariedade econômica, assolado pela droga e pela violência, os agentes comunitários encontram muitas barreiras, como resistência da população, desânimo, e descrença. Neste panorama cabe mencionar que as empresas também têm papel relevante para a transformação e, por meio da responsabilidade social, corroboram significativamente para mudanças positivas em um país onde as políticas públicas caminham por um caminho deveras escuro.

É preciso discutir educação, saúde e segurança, entender onde estamos falhando. É preciso agir! Vivemos ainda de arranjos, como armadores.

O trabalho comunitário, não é fácil, não vem com instruções… mas é necessário. Esta constatação parece simplista, mas parece que as coisas que não são ditas permanecem invisíveis. E a fome, a violência, a droga, a negligência, não estão invisíveis. Elas estão aí, para quem quiser ver!

O trabalho comunitário pode ser hoje um bolo sem receita, e o seu manuseio deve ser alterado conforme os ingredientes. Contudo, são necessárias muitas mãos para entender e mexer nessa massa. Sinta-se convidado a pôr a mão na massa você também!

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção. .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]