Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

CÃOpanha do AUgasalho

Com os sucessivos recordes de baixas temperaturas registrados desde o início oficial do inverno, não foram apenas as pessoas que precisaram reforçar o aparato de roupas e apetrechos para se aquecer. Estamos falando dos animais, que também merecem um cuidado especial.

O frio pode ser perigoso e requer cuidados redobrados nos casos de mamíferos, aves, filhotes e répteis que necessitam do calor externo para manter o metabolismo do corpo funcionando. E, assim como as pessoas, os animais carentes também merecem atenção especial.

Segundo dados da Sociedade Protetora dos Animais (Spac), existem cerca de 450 mil cães em Curitiba. Destes, 49% têm dono, 48% são semi-domiciliados e 3% estão em situação de abandono. O número de gatos não é conhecido, mas a estimativa é que também seja grande.

Pensando nesses animais sem lar, a ONG catarinense Movimenta-Cão lançou há algumas semanas a CÃOpanha do Agasalho. A intenção é buscar donativos para aquecer o inverno dos 200 cães e gatos que estão com as cuidadoras cadastradas pela ONG. Em Curitiba, a Associação Amigo Animal lançou a Campanha do AUgasalho para arrecadar cobertores, toalhas, carpetes usados, jornais, papelões limpos, e até roupas usadas já descosturadas, trapos e outras coisas que ajudem a aquecer os bichanos. E a ONG ainda busca os materiais na casa do doador!

Para quem adora animais e não pode levar um bichinho para sua casa, essa é uma ótima oportunidade de ajudar. Além disso, também é possível apadrinhar um animal, fazendo doações de rações e medicamentos, trabalho voluntário e até adoção virtual. Já dizia o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1952, Albert Schweitzer: “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”.

Então que tal aproveitar o final de semana para ajudar esses bichinhos que trazem tanta alegria para nossas vidas? Procure uma entidade ligada à proteção de animais em sua cidade e ajude!

Divulgação

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.