• Carregando...
Imagem: Gazeta do Povo
Imagem: Gazeta do Povo| Foto:
Imagem: Gazeta do Povo

Imagem: Gazeta do Povo

Dentro de uma organização privada o incentivo para que os colaboradores realizem cursos e capacitações externas acontecem com frequência. São formações, palestras, workshops ou treinamentos que contribuem com a atuação profissional, qualificando as pessoas e gerando melhor performance  nos processos ou no trabalho com as outras pessoas. Este resultado pode ser percebido dentro das empresas como: melhor rendimento do funcionário, satisfação com o ambiente de trabalho e confiança para tomada de decisão.

No Terceiro Setor não é diferente. O colaborador ou voluntário que recebe incentivo e apoio da instituição para continuar se desenvolvendo, cria vínculos afetivos com a causa e segue levantando a bandeira do voluntariado e gerando melhores resultados para os públicos atendidos pela organização.

Proporcionar capacitação de quem atua nas entidades sociais não requer necessariamente investimento financeiro. Existem em Curitiba diversas opções para quem procura se capacitar.  Possibilitar que o voluntário participe de um curso gratuito, uma reunião ou bater papo com colegas ou amigos que atuam em áreas afins pode ser uma alternativa viável.

Especificamente para os voluntários, o CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba faz palestras semanais sobre o trabalho voluntário. Outra opção são os cursos de gestão de voluntários voltado para os coordenadores das entidades, onde quem lida com os voluntários constrói uma metodologia de trabalho para fazer a diferença com os voluntários, além de contribuir com o desenvolvimento pessoal do participante.

Existem outras opções: para os coordenadores, trimestralmente, no CAV são realizados encontros de coordenadores de voluntários das entidades cooperadas, apresentando novas ideias e dinâmicas a fim de que contribuam com o trabalho social.

E para quem quer ser voluntário, ou já é, existe também o Ciclo de Desenvolvimento: Voluntários Transformadores, aplicado a cada dois meses, com troca de experiências, conteúdos e vivências que fazem os participantes qualificarem sua atuação no mundo. A programação completa de cursos e palestras pode ser conferida em nosso site: www.acaovoluntaria.org.br ou pelo (41) 3322-8076.

Aprender, praticar e transformar é uma decisão de cada um. Atuar no social requer um constante aprimoramento. Se coloque em movimento: ensine e aprenda!

 

*Artigo escrito por Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]