Imagem: ISAE/GFV - Nas reuniões são debatidos assuntos estratégicos ao grupo.| Foto:

Com a participação de diversas organizações, a Cátedra incentiva à cultura de empreender e inovar.

CARREGANDO :)

Buscando promover o desenvolvimento de atividades relevantes, mediante um estudo sistemático das realidades econômicas, culturais, históricas e políticas do Brasil, a Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis reúne pesquisadores, professores, empreendedores, empresários e personalidades.

Contando com o patrono, Ozires Silva, extremamente empreendedor e sempre em busca de inovação, a Cátedra se volta ao incentivo à cultura do empreendedorismo inovador, criativo e sustentável. Segundo Fábio Fagundes, vice-presidente da Junior Chamber International Brasil (JCI), a Cátedra Ozires Silva tem um papel de grande importância no fomento à pesquisa e a difusão do conhecimento. “Desde a sua fundação, dentro de uma instituição de ensino, o ISAE/FGV, a Cátedra demonstra a pró-atividade que é fundamental para a construção de um mundo melhor”, afirma.

Publicidade

“A Cátedra propiciou um ambiente absolutamente livre e colaborativo para contribuir sobre a reflexão de como apoiar o empreendedorismo em um momento em que se questionam os próprios referenciais de como fazê-lo”, aborda Ricardo Dellaméa, assessor da presidência do Sebrae/PR.Para 2013, foram estabelecidos eixos de trabalho: Startups e Inovação Aberta, Educação para Sustentabilidade, Educação Empreendedora, Inovação e Sustentabilidade como Indutores do Desenvolvimento e Economia Criativa.

Cada grupo conta com um líder e outros integrantes, que buscam levar o conhecimento por meio de aprendizagem, oficinas e palestras, pesquisas e desenvolvimento institucional, como ações de benchmarking, por exemplo.

A JCI participa da Cátedra e está inserida no eixo de Educação Empreendedora. Para Fábio, o fato de ser uma organização de empreendedores sociais, colabora para que façam ações voltadas ao Empreendedorismo. “Exemplo disso foram os cursos ministrados na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) sobre Plano de Negócios, Planificação de Projetos e Planejamento Estratégico no programa NAGI (Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação)”, coloca.

O Sebrae/PR foi um dos primeiros a fazer parte da Cátedra Ozires Silva, e está liderando o eixo Startups e Inovação Aberta. Para Dellaméa, o fato mais importante na participação do Sebrae/PR é que a organização incorporou de forma definitiva ao seu modelo de negócio o desenvolvimento de um “eixo” dedicado às startups. “Isso requer coragem para mudar e capacidade de assumir novos desafios na orientação e apoio às micro e pequenas empresas, que nascem no contexto digital e colaborativo“, finaliza.

Publicidade

Capítulo Londrina

A Cátedra Ozires Silva também atua em Londrina. Diversas organizações e instituições participam dos encontros e trabalhos. Entre os propósitos estão a articulação, sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica e empresarial através da realização de eventos, além da promoção de pesquisas continuadas em caráter multidisciplinar sobre assuntos relacionados aos eixos temáticos da Cátedra.

No início de dezembro, os membros da Cátedra promoveram um evento, com participação do seu patrono, Ozires Silva. Na ocasião foi lançada o livro “Inovação Sistêmica – Casos de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis”, que reúne uma série de estudos de casos, de empresas que fazem parte da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e região (ADETEC), realizados pelos alunos do ISAE/FGV.

 

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

Publicidade

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.