Você já ouviu falar em RPPNM? A sigla, que pode não ser tão conhecida, torna-se mais compreensível quando decifrada: Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal. Quando uma área particular se transforma em RPPNM, torna-se uma Unidade de Conservação para manter a diversidade biológica do local para o presente e gerações futuras. Depois do compromisso assinado, o proprietário tem a responsabilidade de proteger e manejar a vegetação nativa, garantindo a conservação da flora e da fauna.
No dia 21 de março, Curitiba passou a contar com 12 RPPNMs. A última inaugurada foi a de Terezinha Vareschi, que possui, há 25 anos, uma área de mais de 30 mil m² no bairro Santa Felicidade, repleta de araucárias, canelas e outras espécies nativas. A criação da reserva Airumã foi oficializada por meio de um decreto municipal e contou com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, o presidente da Câmera de Vereadores da capital, Paulo Salamuni, além de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, membros do Ministério Público, OAB-PR, SPVS, pesquisadores e conservacionistas.
De acordo com Terezinha, que também é presidente da APAVE (Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana), “Curitiba ainda conta com 18% de seu território coberto por vegetação nativa e, desse total, 15% estão em propriedades particulares, daí nossa preocupação em inspirar novos proprietários a transformar suas reservas em Unidades de Conservação”, diz ela.
Criada em 2011, a APAVE, em conjunto com o Condomínio da Biodiversidade – projeto da SPVS que atua na conservação da natureza em ambientes urbanos – trabalha para que mudanças na Lei da RPPNM beneficiem ainda mais os que preservam.
Desde 2012, Terezinha faz parte do grupo de lideranças que recebem apoio financeiro e estratégico do Programa E-CONS (Empreendedores da Conservação), desenvolvido pela SPVS em parceria com o Banco HSBC, que apoia projetos inovadores de conservação da natureza em todos os biomas do país. A iniciativa aposta na contribuição direcionada a indivíduos que demonstrem capacidade de potencializar resultados em conservação, realizem atitudes diferenciadas e estratégicas e que tenham visão de longo prazo. Daqui em diante, Terezinha pretende contar com a ajuda de novos apoiadores e desenvolver na Airumã trabalhos de educação ambiental, visitação turística e pesquisa científica. Hoje as demais reservas existentes na capital ainda não possuem planos organizados de atividades e visitas abertas ao público.
Direitos para criação de RPPNM e vantagens de se ter uma reserva
Para que o imóvel se torne uma Unidade de Conservação, deve apresentar bosque nativo em bom estado de conservação recobrindo, no mínimo, 60% da área total do lote, possuir até três residências (núcleo familiar), ter a documentação atualizada e não contar com dívidas de IPTU. É possível delimitar a área da RPPNM e deixar o restante do imóvel (no máximo 30%) livre para construções e atividades de baixo impacto ambiental. Nesses casos, a Secretaria de Meio Ambiente deve ser consultada. As RPPNMs se aplicam também aos imóveis abrangidos em mais de 80% de Área de Preservação Permanente (APP).
Sobre as vantagens de se ter uma RPPNM, além da garantia de que a área permanecerá preservada no futuro, o proprietário ganha isenção do IPTU e a possibilidade de vender o potencial construtivo (direito de transferir a possibilidade de construir daquele local para outro que não tenha restrições ambientais) para construtoras interessadas. Os empreendimentos imobiliários que utilizarem potencial construtivo de RPPNM receberão um certificado e um selo que indica: “Eu Preservo RPPNM”.
*Artigo escrito pela equipe da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS