Taxistas aprendem sobre sustentabilidade. Imagem: ISAE FGV | Foto:
CARREGANDO :)

A educação assumiu mais um importante papel: transmitir conhecimento com valores focados na sustentabilidade, ética e inovação, promovendo a formação de lideranças responsáveis e conscientes de seu papel para a construção de um futuro mais promissor. Porém, o papel de líder não é privilégio dos gestores a frente de grandes empresas. Líderes são aqueles capazes de influenciar a comunidade em que atua.

Sendo assim, o desenvolvimento em bases sustentáveis de economias e sociedades depende do conhecimento desses lideres. E é pensando em desenvolver essas competências que o ISAE, em parceria com a Rádio Táxi Sereia, promoveu o curso básico de sustentabilidade, que reuniu taxistas e colaboradores da associação. A intenção é que os profissionais, que transportam pessoas pela cidade, além de aplicar esses conceitos, tornem-se disseminadores da sustentabilidade na sua esfera de influência.

Publicidade

O treinamento teve duração de três horas, onde foram abordados conceitos básicos da responsabilidade social, além de ideias de como adaptar a teoria e aplica-la ao dia a dia do taxista.

Entre as vertentes que foram expostas no curso estão o desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e seus impactos, fontes de energia e energias renováveis, frota veicular do país, consumo consciente e como ser um taxista sustentável. Esse último tópico trouxe questões sobre como conduzir conscientemente, os cuidados que se deve tomar com o veículo, revisões e boas práticas no trânsito.

A consolidação do curso surgiu a partir de uma série de capacitações realizadas com a cadeia de fornecedores da Instituição. O cuidado com a cadeia é uma das exigências dos programas da ONU dos quais o ISAE é signatário: Pacto Global e PRME (Princípios para a Educação Executiva Responsável).

 

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

Publicidade

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.