Quando pensamos em meio ambiente, imediatamente vem à cabeça o famoso 3R: reduzir, reciclar, reutilizar. Mas você já parou para pensar que em casa, e com simples iniciativas, podemos ajudar a preservar o meio ambiente e dar um chega para lá no consumismo?
Confira abaixo algumas sugestões bem criativas e fáceis propostas pela Revista Casa e Jardim:
– Móveis e objetos descartados por outras empresas ou pessoas podem ganhar uma mão de tinta ou tecidos novos e serem reaproveitados na decoração e dar aquele ar retro ao ambiente. A mesa de pingue-pongue pode ser usada na sala de jantar e a geladeira da vovó pode se tornar um armário, caso o modelo consuma muita energia.
– Se você não tiver espaço para aproveitar os móveis antigos de sua família na sua casa ou escritório, é possível vender ou doar para instituições beneficentes e antiquários, ao invés de jogá-los no lixo.
– Na hora da reforma, prefira utilizar tecidos naturais, tintas à base de terra e materiais fabricados com lixo reciclado, como as telhas produzidas a partir de tubos de creme dental moídos e prensados.
– Caixas de papelão, latas e garrafas de vidro podem ser reaproveitadas na decoração: caixas podem ser forradas e utilizadas como organizadores de objetos. As latas se tornam práticos “porta-treco” e as garrafas, ótimos vasos de flor para decorar ambientes.
– As roupas usadas ou rasgadas que já não servem para ser doadas podem virar charmosas mantas, cortinas e colchas de patchwork (técnica que utiliza retalhos de tecido emendados). A mesma técnica pode ser aplicada em tapetes e revestimentos cerâmicos. Assim, as sobras desses materiais dão origem a peças coloridas, elegantes e modernas.
– Agrotóxicos e fumo usados no combate às pragas não são nem um pouco ecológicos. A dica é bater no liquidificador 100 gramas de alho e 100 gramas de pimenta do reino. Coloque a mistura em uma garrafa escura com 1 litro de álcool e deixe curtir por sete dias. Para pulverizar as plantas e garantir um jardim viçoso, dilua 100 ml em 10 litros de água e adicione uma colher de chá de detergente neutro.
Você tem outras dicas sobre como implantar os 3R no seu dia a dia e contribuir para a preservação do meio ambiente? Então escreva para a gente e compartilhe!
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.