Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso, se você não fez doação recentemente, corra para um hemocentro e faça a sua parte.
A iniciativa do Dia Nacional, criada em 1964, visa valorizar e atrair novos doadores. Para se ter uma idéia, a ONU define de 3% a 5% da população como taxa ideal de doadores para manutenção dos estoques de sangue nos países; no Brasil, não chegamos a 2%.
Sempre tem alguém à espera de sua doação. O sangue possui células que desempenham as mais diferentes funções no organismo, como defesa, oxigenação, coagulação, e infelizmente não há nada que possa substituir esse precioso líquido. Por isso, a doação é fundamental. Se uma pessoa precisa de sangue, ela precisa de você!
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você, mas muito para quem precisa!
Com as viagens de final de ano, aumentam o número de carros nas estradas, de acidentes e conseqüentemente a quantidade de pessoas que precisam de doação! Além do mais, o número de doadores cai, devido às férias. Por isso é importante que você participe logo dessa corrente do bem!
Procure os locais de doação na sua região e faça a sua parte!