Sentir a satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para se sentir melhor. Esse é o sentimento e a recompensa de quem doa sangue!
O sangue é um líquido precioso e fundamental para a vida, mas que não pode ser fabricado em laboratórios. Por isso, a única maneira de consegui-lo é por meio da doação.
No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue. Segundo a OMS, para manter os estoques regulares é necessário que 3% a 5% da população doe sangue com regularidade, ou seja, precisaríamos de aproximadamente 2,2 milhões de bolsas a mais! É um número expressivo e somente será alcançado quando todos fizerem sua parte.
Como incentivo e forma de conscientizar a população da importância da doação fidelizada (pelo menos duas vezes ao ano), o Ministério da Saúde promove durante o ano duas campanhas nacionais de doação de sangue: na semana do dia 14 de junho com o Dia Internacional do Doador de sangue; e no dia 25 de novembro com Dia Nacional do Doador de Sangue.
Contudo, a doação de sangue deve ser um ato contínuo, por isso, os hemocentros estão de portas abertas o ano todo para receber os doadores. No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é possível ter acesso ao endereço e contato dos hemocentros brasileiros.
Doar sangue é indolor, fácil, rápido e não debilita, não prejudica sua saúde – e é possível ainda ter acesso a uma bateria de exames para avaliar sua saúde: HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, formas raras de Hemoglobina (anemias), HTLV, além é claro, da verificação para saber seu tipo sanguíneo.
Esse ato pode salvar muitas vidas, só depende de cada um de nós!