Sentir a satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para se sentir melhor. Esse é o sentimento e a recompensa de quem doa sangue!
O sangue é um líquido precioso e fundamental para a vida, mas que não pode ser fabricado em laboratórios. Por isso, a única maneira de consegui-lo é por meio da doação.
No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue. Segundo a OMS, para manter os estoques regulares é necessário que 3% a 5% da população doe sangue com regularidade, ou seja, precisaríamos de aproximadamente 2,2 milhões de bolsas a mais! É um número expressivo e somente será alcançado quando todos fizerem sua parte.
Como incentivo e forma de conscientizar a população da importância da doação fidelizada (pelo menos duas vezes ao ano), o Ministério da Saúde promove durante o ano duas campanhas nacionais de doação de sangue: na semana do dia 14 de junho com o Dia Internacional do Doador de sangue; e no dia 25 de novembro com Dia Nacional do Doador de Sangue.
Contudo, a doação de sangue deve ser um ato contínuo, por isso, os hemocentros estão de portas abertas o ano todo para receber os doadores. No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é possível ter acesso ao endereço e contato dos hemocentros brasileiros.
Doar sangue é indolor, fácil, rápido e não debilita, não prejudica sua saúde – e é possível ainda ter acesso a uma bateria de exames para avaliar sua saúde: HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, formas raras de Hemoglobina (anemias), HTLV, além é claro, da verificação para saber seu tipo sanguíneo.
Esse ato pode salvar muitas vidas, só depende de cada um de nós!
– Quer saber mais sobre direitos humanos, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS