A cada dia que passa, descartamos algo que não utilizamos mais. Às vezes trocamos produtos apenas por estarem desatualizados, compramos coisas tecnologicamente mais avançadas e jogamos fora as velhas e sem utilidade quase sempre sem pensar nos impactos ambientais desse descarte.
Por conta de toda essa produção de resíduos, a natureza pede socorro; muitas espécies animais e vegetais já foram extintas e outras tantas espécies estão em risco de extinção, gerando um grande impacto no futuro próximo.
Você já parou para pensar nisso tudo?
O lixo deixou de ser apenas um problema sanitário em zonas urbanas, afeta também ecossistemas marinhos – inclusive de regiões não urbanizadas. Um gesto simples de desatenção, como esquecer uma garrafa plástica na praia, pode causar grandes impactos ambientais.
Para se ter uma ideia desse impacto, de acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA), há mais de 46 mil fragmentos de lixo plástico boiando a cada 2,5 Km da superfície dos oceanos (70% da poluição marinha). Mamíferos, aves e tartarugas marinhas confundem os plásticos com seu alimento natural – e não resistem à “comida” indigesta.
Qual é o nosso papel na proteção do ambiente em que vivemos? O que você tem feito em relação a isso?
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS