Não é de hoje que a escola é um dos principais espaços de construção de novas atitudes. Atualmente ela tem sido muito lembrada quando se fala em desenvolver ações e pensamentos que sejam capazes de modificar a realidade de nossa sociedade. Quem desenvolve ações de educação ambiental na escola acaba por presentear o planeta e a própria humanidade. Afinal, tudo começa pela compreensão do que é meio ambiente. E é da escola que cobramos este ensino.
De várias definições, pode-se dizer que meio ambiente é o conjunto dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais de exercerem um efeito direto ou indireto, imediato ou em longo prazo, sobre todos os seres vivos. Assim, educação ambiental não se encerra em falar de florestas e chuva. Diversos temas cabem nesta discussão, dada a amplitude de seu conceito.
Além daquilo que é feito em sala de aula por professores, ainda cabe à escola desenvolver atividades como hortas, separação de lixo, consumo consciente, limpeza e tantos outros. Os esforços das escolas e professores podem ainda ser potencializados com a implementação de projetos educacionais que atuam com esta temática também.
Algumas pessoas dizem que também é preciso educar a sociedade. E elas têm sua parcela de razão, afinal, depois que a criança sai da escola, é preciso que seus pais, avós e demais pessoas que com elas se relacionam também estejam abertas a cuidar do meio ambiente. Precisamos de exemplos. Vê-se várias pessoas “maduras” jogando papel de bala pela janela do ônibus, outras escolhendo as luzes da casa apenas por suas cores…
É bem difícil parar de jogar papel de bala no chão às escondidas; reduzir o uso do chuveiro; separar o lixo em casa e criar um modelo de reaproveitamento de resíduos; cuidar com o consumo exagerado e desnecessário… Enfim, fácil, não é. Mas quando esperamos que a escola prepare, é preciso nos prepararmos também.
E para você, tem sido fácil ser sustentável? Que exemplos você tem deixado?
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