• Carregando...

Pode parecer comum, mas começo de ano é sinal de promessas e objetivos a serem alcançados ao longo dos meses. Ao começar um novo ciclo, planejamos uma casa, um novo carro, um emprego estável, lazer, e por quê não incluir também o voluntariado como uma meta para 2013?!

Não é segredo que o voluntário é um indivíduo preocupado com o mundo e com as pessoas que vivem nele. Além disso, o voluntário não mede esforços para colaborar com alguma instituição social, associação ou até mesmo uma família que esteja precisando de ajuda.

E quem recebe não é o único beneficiado da história. A carreira é uma das vantagens para quem pratica o voluntariado. Em reportagem da Veja (23 de maio de 2012) o profissional que já fez algum tipo de trabalho voluntário sai na frente. “Na visão dos empregadores, a experiência acrescenta duas qualificações preciosas ao profissional: facilidade para trabalhar em equipe e curiosidade em conhecer novas realidades”.

Por isso, não é surpresa que o número de empresas que investem no voluntariado cresce com o passar dos anos. Em Curitiba e em todo Paraná temos bons exemplos de empresas que estão investindo em treinamentos para seus colaboradores, cedendo horas para planejarem ações voluntárias e investindo em projetos nas comunidades do entorno.

Entre tantos benefícios do voluntariado, eis a felicidade. Segundo a pesquisa Ibope 2001+10, 87% das pessoas que desenvolvem alguma ação voluntária se sentem totalmente motivadas e satisfeitas com o que fazem. Ou seja, o voluntário é uma pessoa desencanada, livre e de bem com a vida!

Para voluntariar, é só começar

Quem deseja ser um voluntário, saiba que o primeiro passo é procurar o CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba e participar da Palestra Informativa “O que é ser voluntário”. Depois basta fazer o cadastro no site do CAV e acessar as vagas abertas. Ao escolher a sua vaga, o site gera um termo de adesão, documento oficial semelhante à um contrato de estágio (ou de trabalho) que garante seus direitos e ressalta deveres durante o trabalho voluntário.

O CAV também é especialista em desenvolvimento de programas empresariais de voluntariado, dedicado às empresas que desejam iniciar o movimento empresarial de voluntariado.

Além de contribuir para um mundo melhor, você desenvolve habilidades para a carreira, faz contatos e é uma pessoa mais feliz.

Eu estou cumprindo a minha promessa, e você?

*Artigo escrito por Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]