No próximo domingo (23), a cidade de Natal (RN) recebe a VII edição do CBUC (Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação), evento organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGBPN). O encontro vai até 27 de setembro e é um dos maiores da área na América Latina. O objetivo é trazer uma série de atividades que discutem a importância das chamadas Unidades de Conservação (UCs) para o desenvolvimento econômico da sociedade.
O evento está em sua sétima edição, já foi realizado quatro vezes em Curitiba e acontecerá pela segunda vez na região do Nordeste. A relevância do encontro está, sobretudo, pela oportunidade de unir pessoas, entidades e empresas relacionadas, de algum modo, às unidades de conservação ou sensíveis ao tema da conservação. Afinal, serão cinco dias de troca de conhecimentos e informações sobre conservação no Brasil.
“Em encontros como esse, por exemplo, podemos trocar informações com outras pessoas e instituições com o mesmo objetivo que o nosso e, assim, aprimorar a gestão das UCs e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, explica Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, ONG paranaense que participa do CBUC 2012 com a apresentação do projeto E-CONS (Empreendedores da Conservação) e da Certificação Life.
Segundo Borges, nos dois casos, a expectativa é de encontrar parceiros e bons projetos. “Vamos ao CBUC com intenção de encontrar bons projetos para participar do Programa E-CONS e também empresas interessadas em tornarem-se parceiras na conservação. Estamos sentindo uma abertura cada vez maior do segundo setor ao tema”, resume.
Para mais informações sobre a VII edição do CBUC, acesse http://www.itarget.com.br/newclients/fundacaoboticario.org.br/cbuc2011/
Para mais informações sobre o Programa E-CONS, da SPVS, acesse http://www.programaecons.org.br/.
*Artigo escrito pela equipe da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.