Você já pensou em morar em uma casa totalmente sustentável, que além de utilizar materiais não prejudiciais ao meio ambiente em sua construção também adotasse energias alternativas para o funcionamento dos equipamentos elétricos?
Sabemos que a energia é componente fundamental na vida humana, sendo necessária desde atividades domésticas até atividades profissionais. E dependemos totalmente do meio ambiente e dos seus recursos. Por isso, as energias alternativas, ou renováveis, vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é suprir as necessidades com menos impacto ao planeta.
Um dos principais benefícios desse tipo de energia é a descoberta e o desenvolvimento de fontes de eletricidade mais baratas e limpas. A energia alternativa também minimiza a poluição e tem um impacto ambiental positivo de diversas formas, tanto que aqueles decidem usar tal energia passam a ser considerados cidadãos socialmente responsáveis.
As principais fontes de energia alternativa incluem as energias solar, eólica, hídrica, biomassa, fotovoltaica, energia das marés, geotérmica. Mas como fazer uso dessas energias? Para ter uma ideia de como nossas casas poderiam aproveitar outros recursos, um professor de Curitiba elaborou um protótipo de uma casa ambientalmente correta que está em fase de construção.
E você, investiria 20% a mais para a construção de uma casa ecológica?
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção. .