O desenvolvimento de lideranças e a democratização do conhecimento por meio da educação podem contribuir para a transformação da sociedade
Estamos em uma era de grandes transformações, com uma diversidade de desafios incalculáveis nos âmbitos social, político, econômico e ambiental, dentro de um movimento de constante revolução tecnológica. Uma das grandes mudanças que estamos vivenciando é a forma como, para que e com o que trabalhamos, assim como a forma e a velocidade com que nos comunicamos.
Temos uma população crescente com informações de toda ordem na palma da mão. Pessoas conectadas com tudo o que acontece no mundo e, para grande parte delas, o objetivo de vida é maior do que o sucesso meramente financeiro; precisam de um propósito que atinja positivamente a vida de pessoas. Surge neste contexto um novo tipo de empreendedor, o Empreendedor Social, cujo objetivo principal é o impacto social gerado por meio da inovação, visando o desenvolvimento socioeconômico.
Criam organizações, negócios sociais, ou atuam como intraempreendedores, sempre com o propósito de resolver problemas sociais por meio da criação de produtos, serviços ou novos métodos de organização e mobilização social. Trata-se de um perfil extremamente diverso, multidisciplinar, moderno e ousado, mas sempre movido por algo maior do que si próprio!
Surge, assim, um novo desafio: como a educação inovadora pode acompanhar o crescimento acelerado do setor de impacto social, formando profissionais sensíveis e de alto nível, e inspirando esses líderes capazes de encabeçar o processo de mudança positiva da sociedade? Em resposta a esse novo desafio surgem cursos de educação com metodologias e temas inovadores, tanto no nível de graduação, pós-graduação e mestrado, mas também com matérias transversais às formações já existentes, além de matérias optativas para alunos de ensino médio e cursos livres.
Nesse contexto, a educação a distância se apresenta como uma forte tendência, apresentando-se como oportunidade inovadora de estudar, onde o processo de ensino e aprendizagem ocorre sem a presença física de um docente e sem a necessidade de frequentar presencialmente uma instituição de ensino.
Essa modalidade proporciona a democratização e acessibilidade ao conhecimento, com novas informações e experiências, possuindo várias vantagens, como: acesso às informações por meio de recursos técnicos da comunicação; flexibilidade nos momentos de dedicação aos estudos (em que o aluno direciona o seu próprio estudo de forma independente e pessoal); otimização da educação pela tecnologia. Além disso, cursos a distância costumam utilizar metodologias de aprendizagem ativa, que permitem a utilização de rotas que se ajustam às características cognitivas dos alunos. Não havendo barreiras geográficas para o aprendizado é possível superar as limitações de espaço e tempo.
Os estudantes atuam como protagonistas, responsáveis pelo processo de construção do seu conhecimento. E, ao aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas, podem gerar impacto positivo nas iniciativas onde estão inseridos e engajarem-se na concretização de um movimento transformador massivo.
* Flavia Feliz é Coordenadora Acadêmica do Instituto Legado, na pós-graduação de Empreendedorismo Social e Negócios Sociais e consultora da AGS Impact. É pós-graduada em Empreendedorismo e Negócios Sociais pela FAE Business School, foi bolsista da especialização em Marketing Internacional e Gerenciamento Estratégico pela University of La Verne (California – USA), bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Teve experiências internacionais na América do Norte, Europa e África e atua há quase 10 anos com projetos de impacto social nos três setores da sociedade. O Instituto Legado é parceiro do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.
**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS