• Carregando...
Equidade de gênero: mulheres fazendo gol em prol da Sustentabilidade
| Foto:

Desde a fundação, em 2004, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema FIEP, instituições de ensino paranaenses, públicas e privadas, firmaram parcerias em projetos, eventos e ações que, juntos, influenciam positivamente nas ações da Responsabilidade Social Corporativa.

Tais parcerias entre indústria e instituições de ensino têm mostrado claramente a importância e comprometimento em prol da sustentabilidade e igualdade de gênero, ao promoverem ações de responsabilidade socioambiental corporativa na área de educação. Além do empenho na ampliação da cidadania, promovendo o alinhamento dos projetos com a plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a adesão ao Pacto Global e aos Princípios para Educação em Gestão Responsável (PRME), constituindo espaço privilegiado para compartilhamento de cases e resultados em eventos, como forma de sensibilizar e mostrar como outras instituições podem trabalhar os princípios da ONU.

O projeto Educando na Sustentabilidade é uma iniciativa originária do Núcleo das Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE e, atualmente, conta com a participação de indústrias e sindicatos. O objetivo é promover uma ampla discussão com a sociedade, nas suas esferas educacionais, empresariais e civil em geral, para estabelecer um repertório compartilhado sobre a Educação na Sustentabilidade.

Na área de equidade de gênero, o CPCE trabalha incentivando a adesão ao Pacto Global, mostrando às indústrias e demais setores da economia como abordar os princípios do empoderamento da mulher que tratam de sete pontos principais:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

As mulheres são fundamentais para fomentar a cidadania individual, comunitária, empresarial e planetária, para que os filhos de todas tenham um futuro garantido e sustentável. Em um mundo em que se respeitam os direitos humanos, a mulher não tem o papel de coadjuvante, mas de protagonista, e cabe aos homens respeitarem e compartilharem os desafios da nossa sociedade. O desenvolvimento para todos só acontecerá se as mulheres de todos os povos forem emancipadas e participarem de forma equânime no mundo, sem serem vítimas de violência e sem discriminações no ambiente laboral.

O time do CPCE tem mais da metade dos representantes das instituições conselheiras do sexo feminino. São gestoras e demais profissionais das indústrias, da área de comércio e serviços, do terceiro setor e educadoras das instituições de ensino superior que se encontram, mensalmente, com o restante dos conselheiros para debater e elaborar eventos e ações  de governança, propiciando  alianças, ampliando o conhecimento em toda a comunidade, igualdade de oportunidades e sustentabilidade. Neste jogo da sustentabilidade, os vencedores e vencedoras são os que mudam suas atitudes em prol da sustentabilidade. Se não mudarmos o planeta, a espécie humana sairá perdendo. Portanto, chega de ensaios, o jogo é para todos e todas.

*Artigo escrito por Wanda Camargo, representante das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil no Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Rosane Fontoura, coordenadora executiva do CPCE. O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE é colaborador voluntário do blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]