(Foto: Pixabay)| Foto:
CARREGANDO :)

O mercado está em crise, o dólar e a inflação estão em alta e os empregos estão diminuindo. A taxa de desemprego chegou a 8,3%, no último levantamento. Por isso, muito se ouve que quem está empregado se “agarre” a ele, pois é melhor garantir. Mas, na contramão de tudo isso, estão os profissionais que são referência em suas áreas e disputados pelas empresas. Ter uma visão diferente nestes momentos é importante para conseguir enxergar as oportunidades que aparecem no mercado.

A especialista em gestão de pessoas Alessandra Assad coloca que a situação do país faz com que estejamos em alerta a todo instante para qualquer sinal do mercado, porém onde há crise também há oportunidades. “É preciso entender que toda crise gera perigo e oportunidades, cabe a cada um de nós mantermos a calma e traçarmos a estratégia correta para aproveitarmos as oportunidades que a crise oferece em nosso favor, da melhor maneira possível. Estudar é o melhor caminho, sempre”, explica.

Publicidade

Por isso, estar em constante atualização e antenado com as tendências é de suma importância, pois os cursos tanto de curta, média ou longa duração, podem dar ao profissional, ferramentas para o seu crescimento na carreira. “Este é, sem dúvida, o melhor momento para investir em educação. Eu mesma fui buscar aperfeiçoamento profissional quando vi que o mercado sinalizava uma crise. Quero estar ainda mais preparada quando tudo isso passar. Os profissionais melhores preparados serão mais valorizados”, afirma Assad.

Hoje, há uma gama de cursos que podem facilitar o aprendizado e também não necessitam de muito investimento. Esses cursos são de dois ou três dias, facilitando assim a implementação do que foi aprendido. Há também os cursos online, que não importa o local e horário, para o aluno assistir a aula no computador, tablet, ou até mesmo no celular. Todo o tempo investido na carreira, em algum momento traz um retorno. “Vale a pena aproveitar todo o tempo que você tiver de acordo com os recursos disponíveis. Não é desculpa a falta de tempo ou de recursos financeiros. Se não der para fazer o que você gostaria, faça o que pode. O importante é não ficar parado, agregar valor à sua carreira. Este investimento nunca será perdido”, aborda a especialista.

As empresas hoje estão muito conectadas ao mundo corporativo, principalmente nas redes sociais, onde o profissional expõe sua vida e atualiza o seu currículo, como no LinkedIn. Por isso, as empresas buscam os profissionais que mais procuram esse crescimento e que estão se atualizando constantemente. Alessandra Assad aborda que o comportamento do profissional é que define o seu futuro. “Tudo o que as empresas estão procurando são profissionais qualificados e que demonstram iniciativa, capacidade e força de vontade em aprender. E isso vale para todas as áreas. Conhecimento técnico é importante, mas o comportamento é o que define a competência do profissional do futuro”, finaliza.

*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV, publicado também na 35ª Edição da Revista Perspectiva. O ISAE/FGV é uma instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

Publicidade